O Programa Saúde na Escola da Prefeitura de Nova Iguaçu apresentou o balanço das atividades desenvolvidas de agosto a novembro de 2010. Durante este período foram atendidos 15.061 alunos de 65 escolas da rede municipal. A iniciativa funciona através da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e tem a finalidade de contribuir para formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção e prevenção a saúde.
Segundo a médica e coordenadora do programa, Luciene Belfort, a equipe da saúde conta, neste trabalho, com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, otorrinolaringologista, odontologistas e agentes de saúde. “Nossa intenção é realizar atividades de promoção e assistência em saúde dentro da sala de aula, para diagnosticar precocemente doenças, melhorar a qualidade de vida dos alunos, aumentar o rendimento de aprendizagem e evitar a evasão escolar”, explicou.
Inserida na inclusão escolar a equipe do programa está atuando este mês na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - da cidade. Até sexta-feira (17/12), serão oferecidos na APAE serviços de saúde bucal, audiometria, fisioterapia, imunização, palestras e apresentação de teatro sobre várias doenças, entre outras atividades.