A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, inaugurou dois Serviços de Residências Terapêuticas (SRT), em Tinguá, na manhã desta sexta-feira (3/12). As casas estão abrigando 16 residentes, portadores de alterações psicossociais, oriundos da Casa de Saúde Dr. Eiras, que desde 2006 sofreu intervenção dos Ministérios da Saúde e Público. Com as novas unidades, a cidade, através da Secretaria Municipal de Saúde, passa a contar com cinco SRT, sendo três em Tinguá e dois no bairro Monte Líbano.
A proposta dos SRT é reinserir os residentes à sociedade para que se sintam novamente como cidadãos. “O mínimo que podemos fazer é respeitar o próximo e tratar a todos com o princípio de respeito e dignidade. As residências têm a finalidade de proporcionar um convívio social humanizado, para que eles sejam inseridos de forma igualitária na sociedade”, disse a prefeita.
Cada uma das novas Residências Terapêuticas comporta oito pacientes que, em média, estiveram internados na Casa de Saúde Dr. Eiras por cerca de 20 anos. “A partir de hoje vamos atuar no resgate da cidadania desses pacientes, iniciando uma fase de cuidados intensivos, aprendizados, auto estima elaborada e reinserção”, declarou o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire.
Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Michelle Dantas Curi, a abertura das residências é um avanço na luta pelas garantias dos direitos da saúde mental na cidade. “Estou muito satisfeita e vitoriosa. Atuo no programa há cinco anos e desde 2006, luto para retirar os 16 pacientes iguaçuanos da Casa de Saúde Dr. Eiras e trazê-los para o município”, afirmou.
As residências funcionarão ligadas ao CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial – Dr. Jair Nogueira, no Centro de Nova Iguaçu, onde os pacientes continuarão a ter acompanhamento multidisciplinar e participação em atividades sócia educativas.