O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador - CEREST - de Nova Iguaçu, com apoio da prefeitura do município, através da secretaria municipal de Saúde, está promovendo o curso de capacitação em vigilância em saúde do trabalhador “Uma proposta metodológica”. O treinamento é composto por nove aulas, duas teóricas e sete práticas. A primeira apresentação ocorreu na sexta-feira (3), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. No dia 16 acontecerá, no mesmo local, o segundo encontro.
Cerca de 60 técnicos do programa de saúde do trabalhador e da vigilância em saúde participaram da iniciativa. O público integra o CEREST do município, Duque de Caxias, Cabo Frio, Mangaratiba e do estado. O curso tem o objetivo de capacitar os técnicos que serão multiplicadores da Baixada Fluminense e do Estado para implementar a saúde do trabalhador na região. A intenção é desenvolver ações para promover melhorias dos processos e ambientes do trabalho, além da redução de doenças e acidentes de trabalho.
Para o diretor do CEREST de Nova Iguaçu, Júlio César Camargo, o evento marca um avanço para a promoção da saúde do trabalhador. “É o 1º evento em nível de estado. Estamos seguindo determinação e portaria do Sistema Único de Saúde – SUS. O treino consiste em facilitar a posição dos técnicos durante as visitas às empresas, com o intuito de valorizar o trabalhador e a empresa”, explicou.
Na capacitação estão sendo abordados temas sobre as leis que regulamentam a saúde do trabalhador, diferentes atuações e metodologias, intervenção, ética de impacto, preparação para ação no setor de produção, entre outros. “A possibilidade de ser um material de reprodução totalmente permitido capaz de auxiliar na divulgação da Vigilância em Saúde do Trabalhador” é um ponto destacado pelo palestrante do curso Wanderson Beiral Alves.
O CEREST de Nova Iguaçu engloba os municípios de Mesquita, Nilópolis, Japeri, Seropédica, Itaguaí e Belford Roxo, enquanto o CEREST de Duque de Caxias vincula as cidades de São João de Meriti, Magé e Queimados.
O curso terá um total de 9 encontros, dois teóricos e sete práticos.