quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nova Iguaçu reforça ações contra dengue em visitas domiciliares

         A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de prevenção contra a dengue. Nesta e na próxima semana agentes de endemia e agentes comunitários de saúde intensificam as visitas domiciliares nos bairros da Cerâmica, Vila Nova, Figueira, Ponto Chic, Miguel Couto, Austin, Cabuçu, Corumbá e Santa Eugênia. As campanhas educativas de combate ao mosquito Aedes Aegypti também ganham reforço nas escolas municipais dessas localidades. A iniciativa ocorre sempre das 9h às 17h.

         Segundo o coordenador municipal do Controle da Febre Amarela e Dengue (FAD), Antonio Fernandes, essas ações são fundamentais para reduzir os índices de infestação predial. “A finalidade é visitar 1300 imóveis por dia e durante as vistorias domiciliares identificar possíveis focos do mosquito e eliminar ou tratar os criadouros para evitar a proliferação dos vetores”, explicou.  Os agentes de endemias também colocam capas em caixa d água sem tampa e em locais utilizados para armazenar água potável, onde o abastecimento é irregular.

         Os agentes comunitários de saúde participam dando orientações sobre a dengue. “Os profissionais fazem distribuição de panfletos explicativos sobre a dengue, orientando em relação à prevenção e transmissão. Pessoas com possíveis sintomas da doença, identificadas durante essas visitas, também são encaminhadas pelos agentes comunitários para a unidade de saúde mais próxima da residência. Na unidade, o médico fará avaliação seguindo o protocolo municipal de manejo clínico da dengue”, informou o coordenador da Saúde da Família, Marcio Giammatey.

         As ações foram iniciadas nesta terça-feira (7/12) na Cerâmica. Enquanto os agentes visitaram as casas, a equipe do Núcleo de Informação Educação e Comunicação em Saúde (NIEC), da Vigilância em Saúde fez palestra e apresentou a peça de fantoches “Peguei a Cuca e Acabei com a Dengue, nas Escolas Municipais Murilo Costa e Estanislau Ribeiro do Amaral. O aposentado, Elias Ferreira, 69 anos aprovou a iniciativa. “É importante ensinar e orientar as pessoas. Essa doença pode matar”, disse.

         O coordenador da FAD ressalta que as visitas domiciliares dos agentes de controle de endemias são realizadas nos bairros a cada dois meses e que a população deve redobrar a vigilância, visando evitar o acúmulo de água parada. “A manutenção do ambiente domiciliar livre de depósitos que possam acumular água é fundamental para evitar novos focos, principalmente  na época das chuvas”, lembra Antonio. 

         Na quarta, quinta e sexta-feira (dias 8,9 e 10) as ações ocorrem em Vila Nova, Figueira e Ponto Chic. Nesses bairros, a equipe do NIEC visita as Escolas Municipais Capistrano de Abreu, Aminthas Pereira Figueira e Herbert Moses e a creche EMEI José Vieira de Jesus. 

         De 13 a 17 de dezembro os agentes de endemias e comunitários de saúde percorrem os bairros de Miguel Couto, Austin, Cabuçu, Corumbá e Santa Eugênia respectivamente. As Escolas Municipais São Miguel Arcanjo, Prof. Ruy Afrânio Peixoto, Leonel de Moura Brizola, Prof. Nabor Otuki, América Xavier da Silveira, Dr. Rubens Falcão e Mascarenhas de Moraes, além do EMEI Monte Sol estão inseridas nesta programação.