quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nova Iguaçu comemora Dia Mundial de Combate a AIDS

          Nesta quarta-feira, (1º/12) é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove gratuitamente atividades de orientação e prevenção sobre a doença no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) e em duas tendas na Praça Rui Barbosa, no Centro, ambos das 9 h às 13h. Nas tendas será instalado um laço vermelho, que é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta de combate a AIDS.
 
          No Esmuti, que fica na Avenida Luis de Matos, 73, Bairro da Luz, será apresentada a peça de teatro “Aurora da Minha Vida”, que aborda o caso de uma idosa, que contrai o vírus da AIDS e faz uma retrospectiva da vida, avaliando como poderia ter evitado a doença. A programação, organizada por coordenadores da secretaria adjunta de Vigilância em Saúde e participação de estudantes do curso de enfermagem da UNIG, inclui serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicose, palestras de DST/AIDS, além de orientações sobre método contraceptivo e planejamento familiar.
          Os mesmos serviços (exceto os dois últimos) serão oferecidos na Praça Rui Barbosa. A equipe da coordenação de Projetos Especiais da Semus, responsável pelas atividades no local, distribuirá folder explicativos e preservativos masculinos e femininos. Quem passar pelo local também irá receber um laço vermelho, para ser usado com broche.
          O Dia Mundial de Combate à Aids é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra a doença

                    Tratamento em Nova Iguaçu
          A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza atendimentos para os casos de AIDS no município. O primeiro passo para o atendimento é diagnosticar a doença, através do exame de sangue, que pode ser solicitado pelos médicos das unidades básica, com PSFs ( das 8h às 17h) e mistas (durante 24 horas) da rede de saúde, mais próxima da casa do usuário. O exame também pode ser feito no Centro de Testagem Anônimo - CTA - do Centro de Saúde Vasco Barcelos ( Avenida Bernardino de Melo 1895, Centro), das 8h às 17h.
          No CTA não é necessário pedido médico ou identificação do usuário. O solicitante é identificado por um número. Antes de realizar a coleta de sangue e após (em casos positivos da doença), o usuário passa por um aconselhamento feito por profissionais da saúde treinados especificamente para o caso.
          Com o diagnóstico positivo da doença, o usuário é encaminhado na unidade de saúde solicitante do exame para o Centro de Saúde Vasco Barcelos ou para o Hospital Geral de Nova Iguaçu.

                    DST/AIDS no HGNI
          O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Hospital Geral de Nova Iguaçu é uma das referências no combate à Aids e o único que cuida na Baixada Fluminense de pacientes infectados. O HGNI ainda é um centro de referência para atendimento às gestantes portadoras do vírus da AIDS. O hospital tem cadastrado cerca de dois mil pacientes e por dia são atendidos de 80 a 100 pessoas no ambulatório. É o único hospital que tem leitos específicos para portadores na Baixada Fluminense. São oito para internação e seis leitos/dia, que são ocupados enquanto os pacientes recebem transfusões ou medicamento.