terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vigilância sanitária faz inspeção em Nova Iguaçu

          A Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu está realizando inspeção em vários estabelecimentos do município. Nesta sexta-feira (15), a ação ocorreu nos bairros de Comendador Soares, Miguel Couto, Cerâmica, Botafogo e Três Corações.  Promovida pela Prefeitura da Cidade, a iniciativa faz parte da “Operação cidade limpa” que tem a participação da Codeni, Defesa Civil e Postura.  As intervenções serão periódicas com a finalidade de manter a melhoria qualidade de vida da população.
          Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, a atuação da equipe de Vigilância em Saúde tem o objetivo de coibir a venda irregular de produtos alimentícios e desobstruir ruas e calçadas. “A finalidade é ordenar as atividades do município. Neste sentido, orientar os comerciantes para que retirem os produtos das frentes das lojas e liberem as calçadas para os pedestres, principalmente para os portadores de necessidades especiais é fundamental. Outro objetivo é que somente sejam comercializados produtos acondicionados em locais apropriados, inclusive com prazo de validade vigente”, destaca.
          Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Artur Correa de Resende, este trabalho é um dos principais instrumentos utilizados para a proteção e promoção da saúde da população. “Nesta primeira etapa os estabelecimentos foram inspecionados, os comerciantes orientados de acordo com a lei municipal pelos fiscais da vigilância sanitária no que concerne a comercialização de tais produtos  ”, declarou.  No caso de reincidência, as providências cabíveis serão tomadas, podendo ocorrer até a interdição do estabelecimento.
          Outra determinação importante  é para que todos os resíduos dos comércios do município, sejam acondicionados em embalagens resistentes e lacradas, até que sejam recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.  “Essa ação é importante no sentido de colaborar com o bem estar da população”, destaca Artur Correa. Também estão sendo fiscalizados os prazos de validade das licenças de funcionamento dos estabelecimentos.
          A operação foi bem recebida pela população, inclusive pelos próprios comerciantes. “Entendo que é uma forma de prevenir acidentes e liberar o transito para os pedestres”, disse o gerente de um açougue inspecionado em Comendador Soares, Álvaro Lopes, que retirou uma assadeira de frango da calçada e colocou no interior da loja.  A estudante, Rosângela de Oliveira, também aprovou a ação. “Tem mesmo que fiscalizar, principalmente a validade dos produtos”, salientou.
          Nas duas últimas semanas, equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram várias lojas de produtos alimentícios, no Centro de Nova Iguaçu. Durante este período foram apreendidos cerca de 300 kg de alimentos impróprios para o consumo, entre eles carne suína, lingüiça, peixe e frango.