O Programa Saúde na Comunidade da Prefeitura de Nova Iguaçu tem o objetivo de oferecer serviços de promoção e assistência de saúde para a população residente em área de difícil acesso. Os atendimentos, com foco na prevenção de doenças, são realizados na unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que na próxima semana percorre os Bairros de Austin, Tinguá e Posse.
Na terça-feira (23) a unidade móvel ficará na Rua Infante Don Henrique s/nº, próximo à associação de moradores da Vila Zenith, em Austin. Na quarta (24), o veículo estará na Praça do Parque Estoril, Rua Vasco da Gama, em Tinguá. Na sexta (26), os atendimentos serão realizados na Estrada Velha São José, nº. 10, em Ponto Chic, na Posse.Nestes bairros serão oferecidos serviços de saúde bucal, exame de mama e preventivo, imunização, verificação de pressão arterial, cadastro do Cartão SUS e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão sempre das 9h às 14 horas.
Os resultados dos preventivos ficam prontos em 30 dias e são entregues pela equipe do programa, que retorna ao bairro visitado. Esses exames estão inseridos no programa com foco na prevenção do câncer de colo de útero e de mama nas mulheres iguaçuanas. “O câncer do colo do útero, junto com o da mama são responsáveis por 25% das mortes de mulheres que ocorrem no Brasil. Ao receber os resultados dos exames as mulheres são consultadas pela ginecologista da equipe, que faz orientações e encaminhamentos necessários”, relatou.
Na última quinta-feira (18), moradoras dos bairros da Grama e Miguel Couto receberam os diagnósticos dos exames, na Estrada Santa Bárbara, na Grama. A dona de casa, Angélica Rodrigues da Silva, 40 anos, aprovou a iniciativa. “Facilitou muito a minha vida. Além de fazer o preventivo e receber o resultado no bairro onde moro, fui atendida pela ginecologista”, disse.