A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, participou da sessão solene alusiva ao “Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Combate e Prevenção ao Câncer de Mama”, na Câmara Municipal da Cidade, nesta quinta-feira (21). Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, o evento tem o objetivo de conscientizar a população para o diagnóstico precoce da doença com o lema: Prevenção do Câncer de Mama, Toque pela Vida. A iniciativa ainda contou com uma caminhada pelo calçadão de Nova Iguaçu até a Praça Rui Barbosa, com distribuição de folders informativos.
A presidente da comissão e vereadora Vilma Aguazul, abriu a sessão enfatizando a importância do Movimento Popular Internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa”. “O nome remete à cor do laço de rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em Nova Iguaçu, estamos fazendo nossa parte pelo segundo consecutivo e um dos nossos objetivos é alertar sobre a gravidade desta doença que mata mulheres por falta de informação e diagnósticos precoce”, declarou.
Prevenir o câncer de mama foi destacado pela prefeita Sheila Gama como uma das ações mais importantes para diminuir os casos da enfermidade. “Esta doença é cruel e deixa muitas sequelas. Prevenir é mais fácil. O toque, no autoexame, e a mamografia pelo menos uma vez por ano são fundamentais. Os homens também precisam cuidar da saúde, pois o câncer atinge uma grande parte da população masculina”, afirmou.
O Secretário Municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, lembrou que o câncer no Brasil é um caso de saúde pública. “É uma das doenças que mais causa óbito no país”, alertou. Enquanto o mastologista, Dr. Ney Cerqueira Filho, fez uma palestra revelando que os casos da doença são registrados em todo o mundo. “Pessoas de todas as classes são atingidas, mas os registros apontam para um maior número nos países desenvolvidos. Este fato pode estar relacionado ao ritmo de vida e alimentação”, alegou.
O enfermeiro e coordenador municipal do Departamento de Saúde da Família, Marcio Faria, apresentou as principais ações referentes à saúde da mulher. “Priorizamos as atividades de prevenção, através de palestras e orientações sobre o toque da mama, nas unidades de saúde”, garantiu. Segundo o enfermeiro, foram autorizadas 1.501 mamografias em setembro e 1210 este mês, além de 853 ultrasonografias, sendo 505 no mês passado e 348 no atual. Outro ponto destacado foi o projeto de expansão dos exames de biopsias na rede de saúde, que está sendo montando pela secretaria de Saúde.
Durante o evento a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher homenageou os empresários José Maria de Azevedo, Valcir Almeida e Itamar Serpa, os médicos Emerson Luiz da Costa e Ney Cerqueira Filho, além do Presidente do Rotary Club da Cidade, Rodrigo Barbosa Pinto. Estiveram presentes a chefe de gabinete Sandra Gusmão, os secretários municipais, Ana Maria Pinto Ramos (SEMAM), Sebastião Berriel (SEMASPV), Dilcéia Quintela (SEMED), além do Presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Marcos Fernandes e os vereadores Anderson Santos, Jorge de Austin, Marivaldo Amorim, Nicolasina Aacrisi e Pastor Laranja.