terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nova Iguaçu sedia reunião do Colegiado de Gestão Regional de Saúde

          O Secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Josemar Freire dos Santos, participou da reunião extraordinária do Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Metropolitana I, que reuniu gestores de saúde da Baixada Fluminense, nesta terça-feira (26). O encontro, sediado em Nova Iguaçu, discutiu a criação do Comitê Regional de Urgência e Emergência, que será avaliado na sessão plenária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 11 de novembro.
          A idéia foi apresentada pela Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC) e Coordenadora Regional do CGR, Mônica Almeida, que comentou o objetivo do novo comitê e sua composição. “O comitê terá a finalidade de elaborar sugestões e soluções para resolver os problemas dos municípios que compõem a Metropolitana I. Ele deve ser formado por representantes dos municípios e órgãos ligados a Urgência e Emergência como, por exemplo, corpo de bombeiros, polícia e concessionárias, que administram estradas, entre outros”, disse.
          Para a Coordenadora Regional da CGR Metropolitana I, Andrea Santana, a iniciativa busca melhorar os atendimentos dos serviços de Urgência e Emergência (U.E.) da região. “A criação do Comitê irá ajudar na organização da rede de urgência e emergência da Baixada Fluminense, principalmente na identificação das necessidades e potencialidades”, argumentou. Os municípios que formam o CGR Metropolitana I são: Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
          A Secretária de Saúde de Belford Roxo, Maria Célia Vasconcellos, participou do encontro e aprovou a criação do Comitê. “Vai manter as secretarias de saúde mais unidas e buscando soluções regionais para o problema crucial das urgências e emergências, além de apontar para a qualificação do atendimento aos usuários, nossa principal motivação”, ressaltou.          Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Vanda; o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Baixada, Cesar Fontes Rodrigues; o secretário adjunto de U.E. de Nova Iguaçu, Antonio Carlos Junior,  e o superintende gestão ,Marilson de Souza; o secretário de Saúde de Queimados, Ismael Lopes de Lima e o coordenador de U.E. João Ricardo Tinoco; o secretário e a subsecretária de Saúde de São João de Meriti, Iranildo Campos Junior e Patrícia Carvalho Coelho; a subsecretária de Saúde de Mesquita, Felisbela Costa, o Coord. de U.E. Christian Ferreira e a coordenadora  de regulação e auditoria, Janequele Azevedo; o coordenador  do CEREST, Julio César carmargo; o coordenador médico da U.E. de Duque de Caxias, Mario Lucchese; e a assessora da secretaria de Saúde de Japeri , Marcia Cristina Ribeiro.
                    Finalidade do CGR
          O Colegiado de Gestão Regional caracteriza-se como instância privilegiada de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde, no âmbito das Regiões de Saúde, respeitadas as definições da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), constituindo-se como espaço permanente de pactuação e co-gestão solidária e cooperativa no âmbito regional, a partir da identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde, integral e resolutiva.