Termina na sexta-feira (29), a segunda etapa da Campanha Contra a Osteoporose promovida pela Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, através da Atenção Básica. A iniciativa consiste em testes gratuitos de ultrasonometria de calcâneo e é direcionada às mulheres com mais de 55 anos, menopausadas e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). Os exames são realizados, das 8h às 12h, na Policlínica Geral de Nova Iguaçu, Rua Dom Walmor, 243, Centro.
Os testes de ultrasonometria de calcâneo medem a massa óssea através do calcanhar. “Com este exame é possível detectar a osteoporose. O teste é simples, indolor e tem duração de aproximadamente 3 minutos. A paciente sai com o resultado na hora”, explica a coordenadora do programa de Atenção Saúde do Idoso no município, Beatriz Bessa.
A professora aposentada, Terezinha de Jesus Lopes, 65 anos, ficou satisfeita com a iniciativa e resultado do teste. “Fiquei surpresa com a rapidez do exame, que não apresentou alteração.”, disse. Outra idosa que ficou contente com o diagnóstico negativo foi a moradora do Bairro da Posse, Angela Luisa de Oliveira, 56 anos. “Há seis meses tomo cálcio para combater o início da osteoporose. Agora vou parar de tomar o medicamento, pois o exame deu normal”, afirmou. As mulheres com diagnóstico positivo garantem consultas agendadas com médicos da rede para iniciar o tratamento.
A segunda etapa da campanha está inserida na programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), que reuniu durante todo este o mês, ações e atividades voltadas para a saúde da terceira idade. A primeira etapa da campanha ocorreu nos meses de julho e agosto de 2010 e registrou 1.197 testes de ultrasonometria de calcâneo, sendo que 177 tiveram diagnóstico de osteoporose e 479 de osteopenia (precursora da osteoporose).