terça-feira, 16 de novembro de 2010

Idosos recebem orientações sobre DST- Aids

          O teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, abriu as cortinas para  a peça “Aurora da Minha Vida” e palestra  “ DST-Aids na Terceira Idade, nesta quarta-feira (20). As atividades fazem parte da programação especial promovida pela prefeitura da cidade, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso – 1º de outubro, que segue até o final do mês. Entre os dias  25 e 29  serão realizados exames de ultrasonometria de calcâneo para detectar osteoporose, na Políclínica Dom Walmor, das 9h às 16h. Os testes são direcionados às mulheres com mais de 55 anos menopausadas e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). No dia 26, serão desenvolvidos exercícios de alongamento e tai chi chuam, na Praça Rui Barbosa, Centro, às 9h.
          A programação é organizada  por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Prevenir doenças sexualmente trasmissíveis foi o tema apresentado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A palestra orientou sobre a utilização dos preservativos masculinos e femininos. Enquanto a peça teatral abordou o caso de uma idosa com 79 anos, que contrai o vírus da Aids e faz uma retrospectiva da vida e como poderia ter evitado a doença. Também foram distribuídos preservativos e gel lubrificante.
          Segundo a psicóloga e palestrante, Rosilene Cerqueira,a população brasileira acima de 60 anos cresceu nos últimos anos, assim como o número de casos de Aids nessa faixa etária. “ Os brasileiros estão vivendo  e aproveitando a “melhor idade” para namorar. Precisamos reforçar  as orientações sobre como se deve previnir a doença”, disse.
          O viúvo e aposentado, Félix de Oliveira, 90 anos, gostou das orientações. “ Eu tive cinco filhos, minha mãe teve 17. Um dos meu filhos está casado há seis anos e ainda não deseja ser pai. Além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a utilização de preservativos colabora para o planejamento familiar”, declara.