Na unidade móvel são oferecidos serviços de triagem auditiva, testes do pezinho e do olhinho, exame ginecológico, saúde bucal com aplicação de flúor e tratamento restaurador atraumático (sem dor), aferição de pressão arterial, glucotest, imunização e atividades educativas sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis e infecto-parasitárias. “A iniciativa também tem a finalidade de garantir o acesso do cidadão aos serviços de saúde, nas regiões de vulnerabilidade”, afirma o secretário de Saúde, Josemar Freire dos Santos.
Nesta terça-feira (21/09), a unidade móvel esteve na Rua Adelaide Mendes, no Bairro Figueira II, oferecendo serviços de ginecologia, triagem auditiva, imunização e verificação de pressão. A estudante, Joice Aparecida, 19 anos fez preventivo. “Procuro sempre cuidar da minha saúde. Gostei muito do atendimento. A unidade móvel oferece praticidade, segurança e privacidade”, declarou. A diarista, Maria das neves de Oliveira, 50 anos, também aproveitou a oportunidade e fez exame de audiometria. “É a primeira vez que faço teste para verificar alterações no meu sistema auditivo. Achei a iniciativa ótima”, disse.
Segundo a enfermeira, Jarnely Inácio Cyrilo, os resultados dos preventivos feitos na unidade móvel são avaliados pelos ginecologistas do município. “O resultado fica pronto de 15 a 20 dias e caso apresente diagnóstico alterado, o paciente é chamado para uma consulta com o especialista e os resultados normais são entregues aos pacientes por profissionais da Semus”, explica.
A ação do programa é continua e itinerante, alternando de local frequentemente. A unidade móvel já passou pelas localidades de Campo Alegre, Três Marias e Jardim Nova Vida, Bariri, Barão do Guandu e Beira Linha.