segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Saúde na Escola dá aula de higiene bucal

          A higiene bucal é uma das medidas mais importantes para manter os dentes e gengivas saudáveis. Esse foi o tema apresentando pela equipe da Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Nova Iguaçu, aos alunos das Escolas Municipais Profª Irene da Silva Oliveira, em Vila de Cava e Vale do Tinguá, em Tinguá, no dia  19 de agosto. As “aulas extras” fazem parte do Programa Saúde Escolar (PSE), parceria entre a Semus e Secretaria de Educação do município.

          No dia 20 de agosto, ações do PSE aconteceram nas Escolas Municipais Profº Paulo Freire, Profº Osires Neves, Alice Couto, França Carvalho e Menino de Deus, todas na Unidade Regional de Governo (URG) do Centro. Estão previstos serviços de saúde bucal, audiometria e imunização. O PSE tem a finalidade de colaborar para formação integral dos alunos, por meio de ações de promoção e prevenção a saúde.

          Segundo o dentista, Pedro Faro, prevenir a cárie é fundamental para a saúde bucal, pois os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação das palavras e um fator determinante na estética. “Manter a boca saudável é importante para o bem estar geral da criança ou adulto”, explicou Pedro, que apresentou o tema para os alunos.

          Estudantes das escolas Profª Irene da Silva Oliveira e Vale do Tinguá apreenderam sobre os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação dos dentes, língua e gengiva, além do uso correto do fio dental, que ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Os alunos também receberam aplicação de flúor e kit escovação, composto por escova, creme e fio dental.

          “Aprendi que não devemos esquecer de escovar os dentes ao levantar pela manhã, após as refeições e antes de dormir”, disse o aluno Gustavo Santos Borges, 7 anos.