A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, por meio da coordenação de Atenção à Pessoa Idosa, realiza durante todo o mês de outubro a segunda fase da Campanha Interdisciplinar de Diagnóstico e Prevenção da Osteoporose. A primeira etapa da campanha, promovida nos meses de julho e agosto de 2010, registrou o total de 1.197 testes de ultrasonometria de calcâneo, sendo que 177 tiveram diagnóstico de osteoporose e 479 de osteopenia (precursora da osteoporose). O público alvo são mulheres com mais de 55 anos, menopausadas e/ou histerectomizadas.
Segundo a coordenadora de Atenção a Saúde do Idoso, Beatriz Bessa, a osteoporose é uma doença silenciosa, que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea tornando os ossos enfraquecidos, predispostos as fraturas e é mais frequente nas mulheres do que nos homens, devido à queda de hormônio na menopausa. “Quanto mais precocemente for diagnosticada, menores serão as suas conseqüências”, esclarece.
As pacientes com diagnóstico de osteopenia e osteoporose, detectadas durante a primeira fase da campanha, estão sendo monitoradas por profissionais da rede municipal de Saúde. “Além de receberem orientações sobre prevenção e tratamento da doença, por meio de palestras e diálogos, as mulheres estão sendo encaminhadas para atendimento médico especializado e conduzidas para realização de outros exames, como densitometria óssea. As pacientes também recebem medicação gratuita, conforme prescrição médica”, garante Beatriz.
A segunda etapa inicia no dia 4 e segue até 29 de outubro. As unidades de saúde que irão oferecer o serviço nesta nova fase não participaram da anterior e serão definidas na próxima semana pela coordenação da Atenção à Pessoa Idosa.