O Programa Saúde na Escola (PSE) de Nova Iguaçu é desenvolvido através da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção e prevenção à saúde. Nas escolas, localizadas nas regiões com cobertura do Programa Saúde da Família, as atividades são sustentadas pelas equipes da Atenção Básica e Saúde da Família. Nesta quinta-feira (23/09), a ação foi realizada na Escola Municipal Chaer Kazem Kaloum, no bairro Aliança.
Na unidade escolar foram realizadas atividades de saúde bucal, com escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestra sobre prevenção da cárie e distribuição de kit de higiene oral (escova, creme e fio dental), apresentação de teatro de fantoche sobre pediculose (piolhos) e hábitos de higiene e verificação de peso e altura para cadastramento no SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). As crianças também participaram de atividades lúdicas, estimulando a motricidade e criatividade.
Nessas ações, as equipes da Saúde da Família, formada por enfermeiros e agentes comunitários de saúde, atuam no cotidiano escolar inserindo as atividades de saúde no cronograma da escola. “Vamos retornar a esta unidade escolar uma vez por semana para dar continuidade às ações realizadas. Na próxima semana iremos acompanhar a equipe de saúde para atender as crianças que precisam de tratamento dentário”, explicou a enfermeira do PSF de Aliança, Vanilda da Rocha e Silva.
Segundo a agente comunitária de saúde do bairro, Naide Ventura Martins, o trabalho desenvolvido colabora na qualidade de vida dos estudantes. “Nosso trabalho integra a educação, pois visitamos as famílias em suas residências e um dos nossos objetivos é orientar sobre várias formas de prevenir doenças. Aqui na escola, mudamos os métodos e continuamos o trabalho, enriquecendo as matérias do currículo escolar”, declara.
Para a diretora da escola, Luciene Pereira, a educação precisa caminhar sempre com a saúde e o Programa Saúde na Escola é uma iniciativa preciosa. “Notamos algumas dificuldades de aprendizagem, devido às condições de saúde de determinados alunos. Neste sentido, a parceria entre a Educação e a Saúde ajuda a vencer mais este desafio”, alega.
A aluna Laura Maria Alves, 6 anos destacou uma lição na “aula especial”que teve durante a apresentação teatral. “Devemos tomar banho todos os dias e lavar sempre os cabelos para não ter piolhos. Também devemos lavar as mãos antes do almoço, jantar e da merenda e após ir ao banheiro, para não ter vermes na barriga”, disse. Outra estudante que enfatizou hábitos de higiene, foi Brenda Vitória de Jesus Pinto, 8 anos. “Hoje aprendi que devo escovar os dentes três vezes por dia, ou posso ficar com cárie”, frisou.