Na unidade escolar foram realizadas atividades de saúde bucal, com escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestra sobre prevenção da cárie e distribuição de kit de higiene oral (escova, creme e fio dental), apresentação de teatro de fantoche sobre pediculose (piolhos) e hábitos de higiene e verificação de peso e altura para cadastramento no SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). As crianças também participaram de atividades lúdicas, estimulando a motricidade e criatividade.
Nessas ações, as equipes da Saúde da Família, formada por enfermeiros e agentes comunitários de saúde, atuam no cotidiano escolar inserindo as atividades de saúde no cronograma da escola. “Vamos retornar a esta unidade escolar uma vez por semana para dar continuidade às ações realizadas. Na próxima semana iremos acompanhar a equipe de saúde para atender as crianças que precisam de tratamento dentário”, explicou a enfermeira do PSF de Aliança, Vanilda da Rocha e Silva.
Segundo a agente comunitária de saúde do bairro, Naide Ventura Martins, o trabalho desenvolvido colabora na qualidade de vida dos estudantes. “Nosso trabalho integra a educação, pois visitamos as famílias em suas residências e um dos nossos objetivos é orientar sobre várias formas de prevenir doenças. Aqui na escola, mudamos os métodos e continuamos o trabalho, enriquecendo as matérias do currículo escolar”, declara.
Para a diretora da escola, Luciene Pereira, a educação precisa caminhar sempre com a saúde e o Programa Saúde na Escola é uma iniciativa preciosa. “Notamos algumas dificuldades de aprendizagem, devido às condições de saúde de determinados alunos. Neste sentido, a parceria entre a Educação e a Saúde ajuda a vencer mais este desafio”, alega.
A aluna Laura Maria Alves, 6 anos destacou uma lição na “aula especial”que teve durante a apresentação teatral. “Devemos tomar banho todos os dias e lavar sempre os cabelos para não ter piolhos. Também devemos lavar as mãos antes do almoço, jantar e da merenda e após ir ao banheiro, para não ter vermes na barriga”, disse. Outra estudante que enfatizou hábitos de higiene, foi Brenda Vitória de Jesus Pinto, 8 anos. “Hoje aprendi que devo escovar os dentes três vezes por dia, ou posso ficar com cárie”, frisou.