A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, promove amanhã, 26, na Praça Rui Barbosa, O Dia D Contra a Dengue. A mobilização conta com apresentação de atividades desenvolvidas pela coordenação de Vigilância Ambiental no combate ao mosquito Aedes aegypti, cadastramento para distribuição de capas de caixas d’água e orientações sobre como prevenir a dengue, através de palestras e distribuição de folder. Uma equipe do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (NIEC) apresentará a peça de teatro de fantoche “Peguei a Cuca e acabei com a Dengue”.
A mobilização, que será realizada das 8h às 13h, tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários de evitar a doença, fixados na Campanha 10 Minutos Contra a Dengue. “Combater a dengue é uma responsabilidade de todos. O mosquito Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental, Claudio Gomes de Barros.
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. A Campanha consiste em fazer a checagem de possíveis focos em apenas 10 minutos semanais.
Confira algumas medidas combate à dengue, para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti: Manter a caixa d’água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo; Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas; Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados; Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo; Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros; Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito; Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual; Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d’água; Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos; Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.