terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dia Mundial de Combate a AIDS é celebrado em Nova Iguaçu

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SEMUSDEC), comemora nesta quinta feira (1/12) o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.  Serão promovidas palestras, dinâmica de grupo, orientações e distribuição de informativos e preservativos em escolas, unidades de saúde e na Praça Rui Barbosa, Centro. Na mesma data, a equipe da Unidade Móvel de Saúde intensifica as ações contra a doença, na Rua Curti s/nº, bairro Juriti. No dia 13, a equipe do Serviço de Atendimento às Pessoas que vivem com HIV/ Aids do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos irá comemorar  com os usuários. No prédio da SEMUSDEC foi colocado um laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids.
          Segundo a responsável do Programa Municipal de DST-Aids, Mônica Pinto, o município recebeu uma quota extra de preservativos masculinos. “Recebemos cerca de 200 mil unidades de preservativos e estamos repassando para ONGs, escolas e unidades de saúde”, disse. O município conta com 14 dispensadores de preservativos, que são caixas de acrílico onde ficam armazenados os preservativos diariamente e as pessoas podem retirá-lo de acordo com sua necessidade.
          Os dispensadores estão instalados nas Escolas Estaduais João Santos Souto, Califórnia, Percy Batista Crispim, Joaquim Quaresma de Oliveira e CIEP 075 Jardim Cabuçu. Na rede municipal de saúde, as caixas ficam no Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos, na UBS Cabuçu, nas Unidades Mistas de Vila de Cava, Austin e Miguel Couto, no Centro de Apoio e Valorização da Mulher (CAV), nos PS Santa Rita e Morro Agudo, e no PSF Parque Flora (Asavo).
                    Tratamento em Nova Iguaçu
          A Prefeitura de Nova Iguaçu atende às pessoas que vivem com HIV/Aids  no Hospital Geral de Nova Iguaçu - HGNI ( Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse)  e no Centro de Saúde Vasco Barcelos.  No HGNI são atendidas gestantes HIV, crianças expostas ao HIV (crianças que nasceram de mães com o HIV e que precisam ser acompanhadas), crianças e adultos infectados. No Centro de Testagem Anônimo - CTA - do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos ( Avenida Bernardino de Melo, 1895, Centro) são acompanhados somente os adultos com o HIV e realizados exames para detectar a doença. O serviço funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.
                    Pesquisa no HGNI
          Desde 2005 o serviço de DST/AIDS do Hospital Geral de Nova Iguaçu faz um estudo que preconiza avaliar o risco-benefício referente à transmissão do vírus HIV. Durante a pesquisa, que acompanha casais sorodiscordantes (um parceiro é soropositivo e outro negativo), foi analisado e comprovado que pacientes HIV positivo, em uso de antiretrovirais, têm as chances de contaminação dos seus parceiros reduzidas em 97%. O estudo continua em andamento e em análise.