terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nova Iguaçu realiza 3º Seminário do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal


          A Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu realizou nesta terça-feira (29) o 3º Seminário do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O evento foi realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e contou com a participação da assessora técnica da Superintendência de Atenção Básica do Estado, Dra Tisuko Shiraiwa e da secretária executiva do Comitê Estadual de Prevenção do óbito Materno, Dra Luciane Santiago.


         Cerca de 300 enfermeiros e agentes comunitários de saúde participaram da iniciativa, que teve o objetivo de apresentar os dados de mortalidade materna, infantil e fetal de Nova Iguaçu. Outra finalidade foi sensibilizar os profissionais de saúde, em especial os atuantes na Atenção Básica, nas ações de monitoramento e redução dos índices de mortalidade. “ Mobilizar os profissionais de saúde para um olhar humanizado e técnico com o intuito de melhorar a assistência à mulher e à criança e reduzir os atuais dados de mortalidade nestes grupos”, explicou a enfermeira do Comitê Municipal, Rosilene Sant’Anna da Cunha, uma das organizadoras do evento.




Dia Mundial de Combate a AIDS é celebrado em Nova Iguaçu

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SEMUSDEC), comemora nesta quinta feira (1/12) o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.  Serão promovidas palestras, dinâmica de grupo, orientações e distribuição de informativos e preservativos em escolas, unidades de saúde e na Praça Rui Barbosa, Centro. Na mesma data, a equipe da Unidade Móvel de Saúde intensifica as ações contra a doença, na Rua Curti s/nº, bairro Juriti. No dia 13, a equipe do Serviço de Atendimento às Pessoas que vivem com HIV/ Aids do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos irá comemorar  com os usuários. No prédio da SEMUSDEC foi colocado um laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids.
          Segundo a responsável do Programa Municipal de DST-Aids, Mônica Pinto, o município recebeu uma quota extra de preservativos masculinos. “Recebemos cerca de 200 mil unidades de preservativos e estamos repassando para ONGs, escolas e unidades de saúde”, disse. O município conta com 14 dispensadores de preservativos, que são caixas de acrílico onde ficam armazenados os preservativos diariamente e as pessoas podem retirá-lo de acordo com sua necessidade.
          Os dispensadores estão instalados nas Escolas Estaduais João Santos Souto, Califórnia, Percy Batista Crispim, Joaquim Quaresma de Oliveira e CIEP 075 Jardim Cabuçu. Na rede municipal de saúde, as caixas ficam no Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos, na UBS Cabuçu, nas Unidades Mistas de Vila de Cava, Austin e Miguel Couto, no Centro de Apoio e Valorização da Mulher (CAV), nos PS Santa Rita e Morro Agudo, e no PSF Parque Flora (Asavo).
                    Tratamento em Nova Iguaçu
          A Prefeitura de Nova Iguaçu atende às pessoas que vivem com HIV/Aids  no Hospital Geral de Nova Iguaçu - HGNI ( Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse)  e no Centro de Saúde Vasco Barcelos.  No HGNI são atendidas gestantes HIV, crianças expostas ao HIV (crianças que nasceram de mães com o HIV e que precisam ser acompanhadas), crianças e adultos infectados. No Centro de Testagem Anônimo - CTA - do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos ( Avenida Bernardino de Melo, 1895, Centro) são acompanhados somente os adultos com o HIV e realizados exames para detectar a doença. O serviço funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.
                    Pesquisa no HGNI
          Desde 2005 o serviço de DST/AIDS do Hospital Geral de Nova Iguaçu faz um estudo que preconiza avaliar o risco-benefício referente à transmissão do vírus HIV. Durante a pesquisa, que acompanha casais sorodiscordantes (um parceiro é soropositivo e outro negativo), foi analisado e comprovado que pacientes HIV positivo, em uso de antiretrovirais, têm as chances de contaminação dos seus parceiros reduzidas em 97%. O estudo continua em andamento e em análise.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mobilização contra Dengue na Praça Ruy Barbosa

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, promove amanhã, 26, na Praça Rui Barbosa, O Dia D Contra a Dengue. A mobilização conta com apresentação de atividades desenvolvidas pela coordenação de Vigilância Ambiental no combate ao mosquito Aedes aegypti, cadastramento para distribuição de capas de caixas d’água e orientações sobre como prevenir a dengue, através de palestras e distribuição de folder. Uma equipe do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (NIEC) apresentará a peça de teatro de fantoche “Peguei a Cuca e acabei com a Dengue”.

A mobilização, que será realizada das 8h às 13h, tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários de evitar a doença, fixados na Campanha 10 Minutos Contra a Dengue. “Combater a dengue é uma responsabilidade de todos. O mosquito Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental, Claudio Gomes de Barros.
  
          O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. A Campanha consiste em fazer a checagem de possíveis focos em apenas 10 minutos semanais.

          Confira algumas medidas combate à dengue, para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti: Manter a caixa d’água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo; Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas; Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados; Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo; Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros; Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito; Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual; Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d’água; Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos; Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.



Agenda Unidade Móvel de Saúde 29 a 2 de dezembro

          A Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu percorre na próxima semana as Unidades Regionais de Governo (URG) da Posse, Miguel Couto, Cabuçu. Os serviços fazem parte do Programa Saúde na Comunidade e são oferecidos gratuitamente atendimentos de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.

Confira a programação:

29/11 - Rua Esterlina Rodrigues, nº 200, Caioaba - URG Posse I
30/11 - Rua Ucrânia s/nº Vila São Teodoro - URG Miguel Couto
01/12 - Rua Curti s/nº, Juriti - URG Posse
02/12 - Rua 24 de agosto s/nº, Conj. 12 de Outubro - URG Cabuçu

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novos agentes comunitários tomam posse em Nova Iguaçu

          A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama e os Secretários Municipais de Saúde e Defesa Civil (SEMUSDEC), Josemar Freire dos Santos, e de Administração, Augusto Werneck, empossaram 91 agentes comunitários de saúde, do total de 130 convocados. A cerimônia foi realizada na terça-feira (08/11) no auditório da SEMUSDEC e na oportunidade a prefeita visitou as novas instalações da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.


          Os novos agentes comunitários convocados através das portarias nº 643/20l1 e 650/2011 assinaram o termo de posse em clima festivo. Atualmente 544 profissionais aprovados no concurso de outubro de 2007 já tomaram posse. “Vivemos um momento especial. Hoje é um dia de vitória e conquista. Estamos cumprindo as formalidades legais com respeito, dignidade e compromisso”, disse a prefeita.


          O Secretário de Administração, Augusto Werneck, ressaltou a importância de ser servidor público. “O concurso público viabiliza o processo democrático de inserção nos cargos públicos, iguala as oportunidades e possibilita entre as pessoas a realização de muitos sonhos. Os agentes comunitários são servidores especiais, pois atuam como bons samaritanos levando para a população esperança, experiências e saúde”, declarou.


          O trabalho do agente comunitário de saúde, desenvolvido na rotina das comunidades, foi destacado pelo Secretário de Saúde. “Como o agente reside na área onde é lotado (uma das exigências da seleção pública), este profissional conhece de perto as necessidades da população, estabelecendo um elo entre as pessoas e os profissionais de saúde da unidade mais próxima”, afirmou Josemar.

          Além da Prefeita e dos Secretários participaram da mesa de abertura: o Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamim, o coordenador médico do CISBAF, Taurion Ortiz Lelis, o Juiz da Vara de Violência Domestica, Otávio Teixeira, a representante dos agentes comunitários, Sandra de Alcântara e o Vereador e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Wilson de Carvalho.


          Também compareceram no evento a Chefe de Gabinete e Secretária Adjunta de Administração da SEMUSDEC, Concelita Fernandes; Secretária Municipal de Educação e Chefe de Gabinete da Prefeita Sheila Gama, Sandra Gusmão; Secretário Municipal de Comunicação, Juvenil Reis dos Santos;  Diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu ,Carlos Henrique Melo Reis; Secretária Adjunta de Urgência e Emergência da SEMUSDEC, Luciene Belfort ; Subsecretária de Administração, Daniela Silva dos Santos, Secretária  Adjunta de Recursos Humanos, Guaciara Ramos Perez; Supervisora  Regional do Estado do Governo da Baixada, Ziza Nascimento; Coordenador de Vigilância Ambiental, Claudio Gomes de Barros e os vereadores da Câmara de Nova Iguaçu, Carlinhos Presidente, Marcos Rocha, Jorge de Austin e Professora Marli.

Novas Instalações do SAMU

          A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, também visitou, na terça-feira (08/09), as novas instalações da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que está funcionando na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.  O espaço conta com duas salas de repouso, dois vestiários com banheiros masculino e feminino, refeitório, sala de coordenação e estacionamento coberto para as ambulâncias.

          “Agora o serviço possui um espaço digno para as equipes do SAMU, com áreas adequadas”, disse a Prefeita. O Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamim, acompanhou a visita, parabenizou a iniciativa. " O trabalho dessas equipes é como a missão do bom samaritano. É fundamental para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, alegou.  A Secretária Adjunta de Urgência e Emergência da SEMUSDEC, Luciene Belfort, ressaltou o local como ponto estratégico para o atendimento das solicitações de urgência. “A base ficou mais bem localizada, pois temos fácil acesso a Rodovia Presidente Dutra e Via Light”, finalizou.




sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Unidade Móvel de Saúde 08 a 11 de novembro.

          Na próxima semana a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo (URGs) de Comendador Soares, KM32, Vila de Cava e Cabuçu. A iniciativa é desenvolvida através do Programa Saúde na Comunidade e incluem atendimentos de clínica médica, saúde bucal, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.Os atendimentos são realizados de terça a sexta-feira, das 9h às 14h.

08/11 Rua da Escada, s/nº Ouro Branco - URG Comendador Soares

09/11 Rua Três, s/nº - Conj. Elmo Braga - URG KM 32

10/11 Estrada Montevidéu, s/nº - Montevidéu - URG Vila de Cava

11/11 Rua Itororó, s/nº - Beira Rio - URG Cabuçu