A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta terça, quarta e quinta-feira (18 a 20/10) na UNIG, Av. Abílio Augusto Távora nº 2134, bairro da Luz, de 8h30min às 21 h. A Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA) do município apresenta o Programa de Desastres Naturais, através da exposição de maquete e palestra.
Segundo o responsável pelo programa, Araquém Fiuza, a finalidade do CVA é orientar, definir e organizar ações, junto à comunidade, para amenizar danos causados por desastres, ameaças e riscos. “Nosso objetivo é contribuir para minimizar e/ou reduzir danos e prejuízos, mediante a mobilização de órgãos envolvidos, comunidades organizadas e a população atingida, por meio da implementação de ações coordenadas, previamente estabelecidas com a prevenção de desastres e preparação para emergências”, explicou.
Intitulada Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.