A Prefeitura de Nova Iguaçu participa neste sábado (22) da campanha “10 minutos contra a Dengue”, promovida pelo Governo Estadual, na Praça de Cabuçu, Avenida Abílio Augusto Távora, em Cabuçu, das 8h às 14h. A Secretaria Municipal de Saúde atua no evento com várias ações preventivas na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, destaca a importância em mobilizar a população para aderir à campanha de combate a dengue. “É uma ação a qual todos devem participar. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito. É fundamental de cada um faça a sua parte”.
Equipes de agentes de endemia, da Coordenação de Vigilância Ambiental, farão visitas em domicílios e locais estratégicos, como por exemplo, borracharia e ferro velho da região. Os profissionais irão identificar e tratar os locais com possíveis focos do mosquito, além de atuar na coleta de pneus, garrafas pet e outros materiais, que possam acumular água e serem criadouros do mosquito. Também serão distribuídas capas para caixa d’água e vasilhames utilizados no armazenamento de água potável.
Um stand do setor da Vigilância Entomológica apresentará as fases de vida do Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e alado) e os tipos de armadilhas utilizadas para evitar a proliferação do inseto no município. Para divertir e informar crianças e adultos a equipe de teatro de fantoche do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde apresentará a peça “Peguei a Cuca e acabei com a Dengue”.