segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Guerreiros Contra Dengue em Cabuçu

             Em Nova Iguaçu, os Guerreiros Contra Dengue venceram mais um combate contra o Aedes aegypti, durante a ação conjunta promovida pela Secretaria Estadual de Governo e a Prefeitura do município, na Praça de Cabuçu, no sábado (22). A batalha, inserida na campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, registrou 1380 casas visitadas, 820 pneus recolhidos e 220 capas de caixa d’água distribuídas e instaladas. Foram inspecionados 19 terrenos baldios, nove borracharias e oito ferros velhos. 56 sacos de garrafas pet e 29 sacos (100 litros) com material que podem acumular água parada foram coletados e encaminhados para reciclagem. 3020 moradores receberam orientações e foram conscientizados para investir 10 minutos por semana, na eliminação de possíveis focos de dengue em suas casas.

          A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semusdec) disponibilizou cerca de 100 profissionais, dos quais 50% eram agentes de endemia, da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA). Além do trabalho da visita e tratamento com larvicida em residências e pontos estratégicos, instalação de capas em caixa d’água e recolhimento de inservíveis, os agentes apresentaram para a população o ciclo evolutivo do Aedes aegypti e três tipos de armadilhas utilizadas na captura do mosquito. Para ajudar na conscientização sobre as formas de evitar a doença, foi apresentada para crianças e adultos a peça “Peguei a Cuca e acabei com a Dengue”. Profissionais da saúde também realizaram aferição de pressão arterial, palestra sobre DST-Aids e distribuíram preservativos masculinos.

          Equipes das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social e Prevenção à Violência também participaram da iniciativa. Alunos das Escolas Municipais Abílio Ribeiro e Campo Alegre apresentaram como montar horta orgânica e objetos úteis com material reciclado. O público que passou pela Praça de Cabuçu pode participar de aulas de alongamento e obter informações sobre o Programa Bolsa Família e isenções para vários documentos.

          Para a supervisora regional da Secretaria Estadual de Governo, Ziza Nascimento, a ação foi positiva apesar do tempo chuvoso. “A parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu foi muito boa. O tempo atrapalhou, mas não impediu o êxito do nosso trabalho, que contou com a participação de 320 voluntários”, pronunciou. O responsável pelo CVA, Claudio Gomes de Barros, ressaltou a importância da ação. “A dengue é um problema de todos. A união entre os governos e a população é fundamental para vencermos a guerra contra o mosquito. Prevenir ainda é o melhor remédio”, disse.

          O comerciante e morador de Cabuçu, Roberto Carlos de Paula, 53 anos, aprovou a mobilização. “Gostei muito. É importante conscientizar a população. Vesti a camisa dos guerreiros e estou fazendo a minha parte. Duas vezes por semana dou uma geral no quintal da minha casa para ver se tem água parada em vasilhames ou qualquer outro local”, disse. A campanha 10 Minutos Contra a Dengue percorreu, além de Nova Iguaçu, 12 municípios da Região Metropolitana, no sábado.