O comerciante e morador de Cabuçu, Roberto Carlos de Paula, 53 anos, aprovou a mobilização. “Gostei muito. É importante conscientizar a população. Vesti a camisa dos guerreiros e estou fazendo a minha parte. Duas vezes por semana dou uma geral no quintal da minha casa para ver se tem água parada em vasilhames ou qualquer outro local”, disse. A campanha 10 Minutos Contra a Dengue percorreu, além de Nova Iguaçu, 12 municípios da Região Metropolitana, no sábado.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Guerreiros Contra Dengue em Cabuçu
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
“10 minutos contra a Dengue” em Cabuçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu participa neste sábado (22) da campanha “10 minutos contra a Dengue”, promovida pelo Governo Estadual, na Praça de Cabuçu, Avenida Abílio Augusto Távora, em Cabuçu, das 8h às 14h. A Secretaria Municipal de Saúde atua no evento com várias ações preventivas na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, destaca a importância em mobilizar a população para aderir à campanha de combate a dengue. “É uma ação a qual todos devem participar. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito. É fundamental de cada um faça a sua parte”.
Equipes de agentes de endemia, da Coordenação de Vigilância Ambiental, farão visitas em domicílios e locais estratégicos, como por exemplo, borracharia e ferro velho da região. Os profissionais irão identificar e tratar os locais com possíveis focos do mosquito, além de atuar na coleta de pneus, garrafas pet e outros materiais, que possam acumular água e serem criadouros do mosquito. Também serão distribuídas capas para caixa d’água e vasilhames utilizados no armazenamento de água potável.
Um stand do setor da Vigilância Entomológica apresentará as fases de vida do Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e alado) e os tipos de armadilhas utilizadas para evitar a proliferação do inseto no município. Para divertir e informar crianças e adultos a equipe de teatro de fantoche do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde apresentará a peça “Peguei a Cuca e acabei com a Dengue”.
Teste da orelhinha é realizado em Nova Iguaçu
A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, acompanhou a avaliação auditiva realizada em bebês e crianças na Unidade Móvel de Saúde, no bairro de Miguel Couto. O “teste da orelhinha” direcionado para recém nascidos até 3 meses de vida, é garantido na Maternidade Mariana Bulhões, conforme determina a Lei Federal 12.303. A triagem auditiva também é realizada nos alunos da rede municipal, através do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.
“Nova Iguaçu é um dos municípios pioneiro no estado a cumprir a lei federal, que torna obrigatória a realização do “teste da orelhinha” em bebês. Este exame é fundamental para diagnosticar precocemente possíveis alterações auditivas”, disse a prefeita. O teste da orelhinha, que dura de 3 a 5 minutos, consiste na avaliação da audição por meio de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) em recém-nascido.
Segundo a fonoaudióloga, Fernanda Senna Corrêa, responsável pelas avaliações realizadas na Unidade Móvel de Saúde e nas escolas municipais, qualquer redução na capacidade auditiva, impede que a criança receba adequadamente as informações sonoras básicas para a aquisição da fala e da linguagem. “O teste da orelhinha é indolor, pode ser realizado com o bebê dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons”, explica.
Na Unidade Móvel de Saúde e nas escolas as avaliações auditivas são realizadas em crianças acima dos três meses de idade. “A Triagem Auditiva Escolar identifica precisa e eficientemente alunos com dificuldade auditiva. Identifica precocemente o déficit auditivo, evitando assim a dificuldade no aprendizado e desenvolvimento do estudante”, esclarece a secretária adjunta de saúde, Luciene Belfort Santos.
Lei Federal
O teste da orelhinha é obrigatório em todos os hospitais e maternidades desde o ano passado, conforme a Lei 12.2003, que determina a realização do procedimento em bebes recém nascidos. Para intensificar o cumprimento da lei, o senado lançou no início deste mês a Campanha Nacional “Dê ouvido ao direito do seu filho”. O objetivo da iniciativa é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Nova Iguaçu faz dever de casa para evitar epidemia de dengue
Nova Iguaçu é único município da Baixada Fluminense que fez o dever de casa para prevenir uma possível epidemia de dengue no próximo verão, cumprindo os itens pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde, através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No próximo sábado (22) a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil participa, em parceria com o estado, da campanha “10 minutos contra a Dengue”, na Praça de Cabuçu, (Av. Abílio Augusto Távora, em Cabuçu), das 7h às 13h. No dia 26 de novembro será realizado o dia “D Contra Dengue” na cidade.
Elaboração do plano de contingência e alimentação dos Sistemas de Informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISFAD) e do RH Dengue da Secretaria de Estadual de Saúde foram as condições exigidas pela CIB e executadas pelo município. “O cumprimento das sentenças pactuadas com o estado é muito importante para a continuidade do trabalho de controle da doença”, alega o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos.
Para alcançar este percentual a coordenação implantou uma escala de trabalho nos fins de semana para visitar as casas pendentes, ou seja, aquelas residências que estavam fechadas de 2ª a 6ª feira. Esta estratégia contribui para que a índice de pendência pactuado com o estado não ultrapasse 20%. 700 agentes de endemia atuam nas visitas domiciliares e locais públicos. Cerca de 70 agentes atuam em pontos estratégicos e fazem bloqueio da proliferação do Aedes aegypti com UBV pesada (fumacê) e bombas costais. Mais de cinco mil capas já foram colocadas pela equipe em caixas d’água e locais utilizados para armazenar água potável.
Capacitações e ações educativas também estão incluídas na estratégia de combate a dengue. Treinamentos são promovidos periodicamente para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos agentes de endemia e para que o protocolo de manejo clínico seja realizado adequadamente pelos profissionais de saúde. A equipe do Núcleo de Informação Educação e Comunicação em Saúde (NIEC) apresenta palestras e peças de fantoche de como prevenir a doença, para alunos das redes municipal e estadual durante o ano letivo. De janeiro até setembro de 2011 foram notificados 4.303 casos de dengue e nove óbitos registrados.
Nova Iguaçu testa armadilha
Nesta iniciativa os agentes de endemia do município, que já atuam nas visitas domiciliares, colocam três tipos de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti adulto e uma para coleta de ovos. Depois da avaliação inicial os dados serão analisados pela Fiocruz, assim como o custo/benefício para a utilização das armadilhas no Programa Nacional de Controle da Dengue, para indicar o índice de infestação.
10 minutos que fazem diferença
A dengue é um dos maiores desafios na área de saúde pública. É importante que, assim como o poder público, a população assuma o seu papel de agente responsável pelo combate ao mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, é fundamental que os cidadãos participem da luta e utilizem “10 Minutos Contra Dengue” em suas residências.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Confira dez pontos para prevenir à dengue, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.
1. Manter a caixa d'água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo
2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas
3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados
4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo
5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros
6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito
7. Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual
8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d'água
9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos
10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Unidade Móvel de Saúde percorre os bairros de Nova Iguaçu
Esta semana a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo de Comendador Soares, Austin e Km 32. Os atendimentos fazem parte do Programa Saúde na Comunidade e serão oferecidos gratuitamente serviços declínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde. Na terça-feira, também será oferecido o teste da orelhinha.
Confira a programação:
18/10 - Campo Santa Luzia, s/nº - Jardim Pernambuco – Comendador Soares
19/10 - Estrada Austin/Queimados, s/nº - Largo dos Peixes - Austin
20/10 - Travessa Riachão, s/nº Ouro Preto – Comendador Soares
21/10 - Rua Antonieta, s/nº - Conjunto Boa Esperança – Km 32
Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta terça, quarta e quinta-feira (18 a 20/10) na UNIG, Av. Abílio Augusto Távora nº 2134, bairro da Luz, de 8h30min às 21 h. A Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA) do município apresenta o Programa de Desastres Naturais, através da exposição de maquete e palestra.
Segundo o responsável pelo programa, Araquém Fiuza, a finalidade do CVA é orientar, definir e organizar ações, junto à comunidade, para amenizar danos causados por desastres, ameaças e riscos. “Nosso objetivo é contribuir para minimizar e/ou reduzir danos e prejuízos, mediante a mobilização de órgãos envolvidos, comunidades organizadas e a população atingida, por meio da implementação de ações coordenadas, previamente estabelecidas com a prevenção de desastres e preparação para emergências”, explicou.
Intitulada Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
sábado, 15 de outubro de 2011
Prefeita visita obras na Unidade de Saúde 24h de Miguel Couto
A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, visitou esta semana as obras de reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde Luiz Carlos Duarte Baptista, na Rua Professor Digomar Simões, nº 50, em Miguel Couto. As obras estão dividas em etapas. A primeira fase conta com a construção de seis salas e cinco banheiros para atender a emergência e a segunda, com 14 salas de assistência. A previsão é que as novas instalações sejam entregues no primeiro trimestre de 2012.
As obras não interromperam o atendimento da Unidade Mista de Saúde que funciona 24horas com atendimentos de baixa e média complexidade. Para a prefeita é importante que se cumpra o que está estabelecido como essencial para a população, mas é imprescindível prestar um serviço de qualidade. “As obras vão melhorar muito a qualidade do atendimento, como a nossa população merece. Acolhimento, conforto e respeito ao cidadão. Nossa previsão é que a primeira etapa fique pronta em janeiro e a segunda, em março do próximo ano”, disse a prefeita.
As novas instalações da primeira etapa contemplam o setor de emergência. “Estão sendo construídas cinco salas para atendimentos conforme a classificação de risco para mulheres, homens e crianças, uma sala de isolamento e cinco banheiros”, explicou o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos. Na segunda etapa, serão construídas salas para recepção e ambulatórios.
As obras também contemplam a reforma do prédio onde atualmente são realizados os atendimentos e procedimentos de saúde. Após a entrega das duas primeiras etapas das novas instalações da unidade mista de saúde, iniciam as obras das salas que serão reformadas para abrigar os serviços de laboratório, raio x e odontologia.
Atualmente a unidade de saúde registra no setor de emergência cerca de nove mil atendimentos adultos e pediátricos por mês e no ambulatório, com serviço previamente agendado, uma média de 3400 atendimentos mensais. No local são oferecidos serviços de clínico geral, pediatria, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nutrição e ortopedia, além de imunização e atendimentos nos programas de hiperdia, saúde da mulher, do idoso, pré-natal e planejamento familiar. “A unidade oferece variedades de serviços de saúde e durante os três primeiros meses do ano registramos cerca de 15 mil atendimentos por mês.”, informou o administrador da unidade, Luciano da Silva.
O Subsecretário de Saúde, João Alfredo Fiuza e a vereadora da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Professora Marli Câmara de Freitas, também acompanharam a prefeita durante a visita às obras na unidade.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Agenda Unidade Móvel de Saúde
A Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu percorre esta semana as Unidades Regionais de Governo (URG) da Posse, Vila de Cava e Cabuçu. Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a equipe da saúde não realizará atendimentos. Os serviços fazem parte do Programa
Saúde na Comunidade e são oferecidos gratuitamente atendimentos de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.
Confira a programação:
11/10 - Estrada Velha São José s/nº - Cerâmica - URG Posse
13/07 – Rua Iná Gama s/nº - Gerard Danon – URG Vila de Cava
14/07 – Rua Ana Costa, s/nº Jardim Santa Marta – URG Cabuçu
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Prefeitura de Nova Iguaçu entrega balanças para Bolsa Família
A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu iniciou a entrega de 59 balanças antropométricas, 59 pediátricas digitais e 90 portáteis mecânicas nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades com equipes Estratégia Saúde da Família (PSF). A iniciativa visa assegurar aos beneficiários do Programa Bolsa Família o devido acompanhamento das condicionalidades exigidas pelo Governo Federal,
A prefeita, Sheila Gama, acompanhou a entrega das balanças na Unidade Estratégia Saúde da Família de Jaceruba e destacou a importância dos aparelhos, que serão usados para monitorar mais eficazmente o peso de gestante, mulheres que estão amamentando e crianças menores de sete anos. “As balanças facilitarão o cumprimento das exigências do programa e mais famílias poderão ter acesso fácil ao acompanhamento nutricional nas unidades de saúde”, disse.
Em Nova Iguaçu, aproximadamente 47 mil famílias são beneficiadas pelo programa. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos básicos nas áreas de saúde, educação e assistência social. O programa libera o pagamento do benefício com cumprimento de algumas exigências. As famílias com crianças até 6 anos devem fazer regularmente a pesagem infantil para acompanhamento nutricional. Este trabalho é realizado nas unidades de saúde e pelas equipes do Programa Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que também conferem e atualizam o cartão de vacina.
As crianças de 7 a 16 anos são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação, que leva em consideração o nível de presença escolar. A Secretaria de Assistência Social e Prevenção à Violência, gestor municipal do programa, foi responsável pela compra dos aparelhos, que foram custeados pelo incentivo financeiro repassado pelo Governo Federal, após o município ter aumentado o percentual de cobertura e exigências das condicionalidades.
Assinar:
Postagens (Atom)