A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realiza nesta quarta-feira (21/09) teste da orelhinha para recém nascido, na Praça Rui Barbosa, Centro. O exame faz parte dos serviços e atividades que serão oferecidos gratuitamente pela prefeitura do município para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. O evento inicia às 10 horas.
Segundo a fonoaudióloga, Fernanda Sena Corrêa, a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. “Desde o quinto mês de gestação, que o bebê ouve os sons do corpo da mãe e sua voz. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem,” explicou.
O exame é recomendado para todos os recém nascidos, mesmo aqueles que não têm casos de surdez na família ou que não tiveram intercorrências na gestação e no parto. O teste da orelhinha será realizado pela equipe da Unidade Móvel de Saúde, que na Semana do Excepcional registrou cerca de 20 exames. Esta iniciativa possibilita o acesso ao diagnóstico precoce de doenças congênitas.