A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana uma ação de desratização em praças e ruas no Centro do município. O foco do trabalho foi realizado na rede de esgoto e bueiros, além de orientação e distribuição de panfletos, alertando sobre como evitar a leptospirose, doença transmitida através do contato com a urina do rato.
Uma equipe de agentes de endemia do Programa de Combate a Roedores, da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA), atuou nas Praças Rui Barbosa e José Hipólito, Avenida Governador Portela, Travessa Ministro Edgar Costa e nas Ruas Coronel Francisco Soares, José Hipólito e Mario Guimarães, além de alguns quarteirões da Avenida Nilo Peçanha. “Foram colocados raticida e também feito trabalho educativo com orientação à população no sentido de evitar a procriação de roedores”, explicou o coordenador de Vigilância Ambiental, Cláudio Gomes de Barros.
Para que os serviços de controle de roedores sejam bem sucedidos é importante que a população, comerciantes e ambulantes adotem procedimentos que evitem o surgimento desses animais, como por exemplo: acondicionar corretamente o lixo, evitar acúmulos de restos de alimentos e acúmulo de entulhos, além de respeitar o horário de coleta de lixo. “É fundamental que a população e comerciantes do local não coloquem detritos nos bueiros, pois além de impedir o escoamento da água atrai os roedores”, informou o responsável pelo programa de combate a roedores, Paulo Sergio Rodrigues.
O comerciante, Manuel Fernandes, 65 anos, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Tenho comercio na Praça Rui Barbosa há 39 anos. Acompanho as ações de combate a dengue, que são periódicas, mas há muitos anos não vejo um trabalho de desratização da vigilância em Saúde. Achei ótima esta iniciativa, pois atua na prevenção de doenças”, declarou. O ambulante, Gilmar Araújo, 52 anos também gostou do trabalho. “Nota 10 para prefeitura por esta ação. Eu faço a minha parte. No final do meu dia de trabalho armazeno o lixo para que seja coletado corretamente”, alegou.
Leptospirose
É uma doença infecciosa que tem como sintomatologia estado febril agudo, potencialmente grave e é causada por uma bactéria, a Leptospira intererogans. O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e muito próximo dos seres humanos. A bactéria penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de a´gua e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração. O tratamento da pessoa infectada é feito fundamentalmente com hidratação, sempre com orientação médica.