A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST - do Pólo de Nova Iguaçu, que além do município integra as cidades de Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Mesquita, Itaguaí e Seropédica.
A iniciativa teve o objetivo de definir propostas que serão encaminhadas para o Encontro Estadual e, posteriormente, para V Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST, que acontecerá nos dias 27,28 e 29 de setembro, em Brasília. A coordenadora do Cerest/ Nova Iguaçu, Tairine Monteiro, destacou a importância da reunião. “Este encontro é pioneiro na atual gestão municipal e também na região. De forma democrática fizemos uma análise do que está sendo realizado e o que ainda é preciso aprimorar nos sete municípios envolvidos”, disse.
O encontro abordou os quatro pilares da Vigilância em Saúde do Trabalhador que abrangem a informação, análise, inspeção e intervenção. “Nossas propostas estão pautadas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador que é entendida com instrumento definidor da atuação do Sistema Único de Saúde. Como garantia da integralidade de atenção, esta política assume os referenciais da promoção e da proteção da Saúde, da vigilância das condições dos ambientes e dos trabalhos dos processos”, explicou a assistente social do CEREST, Daniela Fonseca Sardenberg.
O conselheiro de saúde de Belford Roxo, José Gentil Tavares, enfatizou o papel do controle social, o qual exerce no CEREST. “Nosso compromisso é participar do planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas e execução das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT”, declarou. Também participaram do evento o técnico de Divisão Estadual em Saúde do Trabalhador, Jorge Almeida Curcio, e representantes dos sete municípios.
O CEREST atende todos os trabalhadores formais, informais, funcionários públicos, trabalhadores urbanos e rurais e desempregados com suspeita ou doença ocupacional, através de encaminhamento da rede SUS, instituições privadas e governamentais, sindicatos e empresas. O CEREST/Nova Iguaçu funciona na Rua Bernardino de Melo, 1895, Centro, de 2 ª a 6ª feira, das 9h às 17h. E-mail cerestni@gmail.com