quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura faz desratização no Centro de Nova Iguaçu

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana uma ação de desratização em praças e ruas no Centro do município. O foco do trabalho foi realizado na rede de esgoto e bueiros, além de orientação e distribuição de panfletos, alertando sobre como evitar a leptospirose, doença transmitida através do contato com a urina do rato.

          Uma equipe de agentes de endemia do Programa de Combate a Roedores, da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA), atuou nas Praças Rui Barbosa e José Hipólito, Avenida Governador Portela, Travessa Ministro Edgar Costa e nas Ruas Coronel Francisco Soares, José Hipólito e Mario Guimarães, além de alguns quarteirões da Avenida Nilo Peçanha. “Foram colocados raticida e também feito trabalho educativo com orientação à população no sentido de evitar a procriação de roedores”, explicou o coordenador de Vigilância Ambiental, Cláudio Gomes de Barros.

          Para que os serviços de controle de roedores sejam bem sucedidos é importante que a população, comerciantes e ambulantes adotem procedimentos que evitem o surgimento desses animais, como por exemplo: acondicionar corretamente o lixo, evitar acúmulos de restos de alimentos e acúmulo de entulhos, além de respeitar o horário de coleta de lixo. “É fundamental que a população e comerciantes do local não coloquem detritos nos bueiros, pois além de impedir o escoamento da água atrai os roedores”, informou o responsável pelo programa de combate a roedores, Paulo Sergio Rodrigues.

          O comerciante, Manuel Fernandes, 65 anos, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Tenho comercio na Praça Rui Barbosa há 39 anos. Acompanho as ações de combate a dengue, que são periódicas, mas há muitos anos não vejo um trabalho de desratização da vigilância em Saúde. Achei ótima esta iniciativa, pois atua na prevenção de doenças”, declarou. O ambulante, Gilmar Araújo, 52 anos também gostou do trabalho. “Nota 10 para prefeitura por esta ação. Eu faço a minha parte. No final do meu dia de trabalho armazeno o lixo para que seja coletado corretamente”, alegou.


Leptospirose

          É uma doença infecciosa que tem como sintomatologia estado febril agudo, potencialmente grave e é causada por uma bactéria, a Leptospira intererogans. O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e muito próximo dos seres humanos. A bactéria penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de a´gua e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração. O tratamento da pessoa infectada é feito fundamentalmente com hidratação, sempre com orientação médica.





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capacitação para Saúde da Criança

A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, através da Coordenação de Vigilância da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CVSMCA), está organizando a capacitação “Saúde da Criança”, na próxima quinta-feira (29) e nos dias 6, 13 e 29 de outubro. O treino, direcionado aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, será ministrado das 9h às 12h no auditório da Policlínica Dom Walmor.

O treinamento tem o objetivo de orientar os profissionais no preenchimento correto da caderneta da criança e no cartão da gestante. “Esta iniciativa colabora no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Para a gestante, as informações corretas no cartão ajudam na assistência ao parto e no preenchimento da Declaração de Nascidos Vivos – DNV”, informa a coordenadora do CVSMCA, Roselene Semedo Soares.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Teste da Orelhinha na Praça Rui Barbosa

          A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realiza nesta quarta-feira (21/09) teste da orelhinha para recém nascido, na Praça Rui Barbosa, Centro. O exame faz parte dos serviços e atividades que serão oferecidos gratuitamente pela prefeitura do município para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. O evento inicia às 10 horas.



          Segundo a fonoaudióloga, Fernanda Sena Corrêa, a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. “Desde o quinto mês de gestação, que o bebê ouve os sons do corpo da mãe e sua voz. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem,” explicou.

           
          O exame é recomendado para todos os recém nascidos, mesmo aqueles que não têm casos de surdez na família ou que não tiveram intercorrências na gestação e no parto. O teste da orelhinha será realizado pela equipe da Unidade Móvel de Saúde, que na Semana do Excepcional registrou cerca de 20 exames. Esta iniciativa possibilita o acesso ao diagnóstico precoce de doenças congênitas.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Unidade Móvel de Saúde em ação

          Na próxima semana  a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo (URGs) de Austin, Centro, Comendador Soares e Santa Rita. A iniciativa é desenvolvida através do Programa Saúde na Comunidade e incluem atendimentos de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.
Confira a agenda da próxima semana:

20/09 - Rua Freira de Andrade, s/nº, Inconfidência - Austin

21/09
- Praça Rui Barbosa, Centro
22/09
- Rua Carlos Satufo, São Vicente de Paula – Comendador Soares
23/09
- Rua das Nascentes, s/nº, Vila Iguaçuana – Santa Rita




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nova Iguaçu promove I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador

           A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST - do Pólo de Nova Iguaçu, que além do município integra as cidades de Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Mesquita, Itaguaí e Seropédica.

          A iniciativa teve o objetivo de definir propostas que serão encaminhadas para o Encontro Estadual e, posteriormente, para V Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST, que acontecerá nos dias 27,28 e 29 de setembro, em Brasília. A coordenadora do Cerest/ Nova Iguaçu, Tairine Monteiro, destacou a importância da reunião. “Este encontro é pioneiro na atual gestão municipal e também na região. De forma democrática fizemos uma análise do que está sendo realizado e o que ainda é preciso aprimorar nos sete municípios envolvidos”, disse.

           O encontro abordou os quatro pilares da Vigilância em Saúde do Trabalhador que abrangem a informação, análise, inspeção e intervenção. “Nossas propostas estão pautadas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador que é entendida com instrumento definidor da atuação do Sistema Único de Saúde. Como garantia da integralidade de atenção, esta política assume os referenciais da promoção e da proteção da Saúde, da vigilância das condições dos ambientes e dos trabalhos dos processos”, explicou a assistente social do CEREST, Daniela Fonseca Sardenberg.  

          O conselheiro de saúde de Belford Roxo, José Gentil Tavares, enfatizou o papel do controle social, o qual exerce no CEREST. “Nosso compromisso é participar do planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas e execução das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT”, declarou. Também participaram do evento o técnico de Divisão Estadual em Saúde do Trabalhador, Jorge Almeida Curcio, e representantes dos sete municípios.

          O CEREST atende todos os trabalhadores formais, informais, funcionários públicos, trabalhadores urbanos e rurais e desempregados com suspeita ou doença ocupacional, através de encaminhamento da rede SUS, instituições privadas e governamentais, sindicatos e empresas. O CEREST/Nova Iguaçu funciona na Rua Bernardino de Melo, 1895, Centro, de 2 ª a 6ª feira, das 9h às 17h. E-mail cerestni@gmail.com



 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Teste do pezinho

          A coordenação de Vigilância em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Nova Iguaçu está ampliando as ações direcionadas à saúde da criança. Na próxima segunda-feira (19/09) será inaugurada na Unidade Básica de Saúde Padre Manfred Gartner, em Miguel Couto, uma sala para a realização do teste do pezinho.


          A unidade passará a ser mais uma referência no município para o teste do pezinho, que deve ser realizado até o 5º dia de vida do bebê. Os exames serão feitos na unidade, localizada na Avenida Henrique Duque Estrada, 222, as segunda e quarta-feira. O teste do pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Prefeita entrega Unidade de Saúde em Jaceruba


          A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, entregou à comunidade de Jaceruba as obras de reforma e ampliação da Unidade Estratégia Saúde da Família do bairro, no sábado (03/09). “Hoje estamos cumprindo uma promessa que fiz com a população de Jaceruba, há um ano. Nossa intenção é oferecer melhorias das condições de atendimento à população. A vitória é de todos nós”, disse Sheila.

          A Unidade de Saúde de Jaceruba passou por uma reforma geral, que incluiu reparos no sistema elétrico, hidráulico, serviços de pintura, ampliação das instalações físicas e paisagismo.  Além da obras de reforma e ampliação, a unidade recebeu mobiliário novo. A unidade conta com dois consultórios médicos, um consultório dentário, sala de vacina, sala de curativo, sala de espera, sala de administração, recepção, farmácia, cozinha com refeitório e três banheiros.

          O secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, destacou que as obras foram realizadas com recursos próprios. “Aceitamos o desafio de reestruturar a unidade. Neste sentido as secretarias de Governo e Saúde além da Codeni, somaram forças para realizar as benfeitorias”, explicou Josemar.  No local serão oferecidos atendimentos de clínica geral, ginecologia, pediatria, odontologia, enfermagem, pré natal e vacinação.

          Para o diretor da Associação de Moradores de Jaceruba, Ivan Ramos, a prefeita Sheila Gama entra para a história do bairro de forma grandiosa. “Há mais de 30 anos que Jaceruba não recebia a visita de um prefeito. Além da prefeita visitar o local, cumpriu com a promessa de reformar a unidade de saúde. É o poder público marcando presença na nossa região. Estou muito agradecido”, declarou. Ivan homenageou a prefeita com o Título de Amigo de Jaceruba.

          A administradora da unidade, Josélia Moreira Ramos, enfatizou que a entrega do posto é um sonho realizado. “As estruturas físicas eram péssimas e quando chovia entrava água na unidade. Hoje estou muito feliz, as novas instalações deixaram de ser sonho e se transformaram realidade”, destacou.

          A professora e moradora de Jaceruba, Dilceia dos Santos Moreira, 43 anos, comemorou a realização. “Antes não tínhamos conforto e espaço apropriado para aguardar os atendimentos. Estou muito contente com as novas instalações”, disse. A dona de casa, Rosinete dos Santos Almeida, 38 anos, também festejou com a entrega das novas instalações. “Moro no bairro desde que nasci e é a primeira vez que vejo melhorias neste posto de saúde. Agora acredito que a população terá atendimento em local apropriado”, finalizou.

          Participaram da cerimônia de entrega da unidade de saúde vários secretários municipais e vereadores da cidade, representantes de associações de moradores e autoridades da região.
 
 
 
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Unidade Móvel de Saúde percorre os bairros de Nova Iguaçu

          Esta semana a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo de Cabuçu, Vila de Cava, e Km 32. Os atendimentos fazem parte do Programa Saúde na Comunidade e serão oferecidos gratuitamente serviços de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.

Confira a programação:
06/09 - Rua Iracema, s/nº - Bairro de Maio - Vila de Cava
08/09 - Rua Caminho das Madeiras s/nº - Iolanda / Cabuçu
09/09 - Rua do Coqueiro s/nº Praça do Amor - Km 32