A Prefeitura de Nova Iguaçu registrou 7.763 atendimentos no Programa Saúde Escolar e 5.903 atendimentos e procedimentos no Programa Saúde na Comunidade, durante o mês de maio. As duas iniciativas fazem parte da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que a primeira é desenvolvida em parceria com a secretaria municipal de educação nas escolas da rede e a outra é realizada nos bairros, através da Unidade Móvel de Saúde.
A equipe do Programa Saúde na Escola, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes da rede municipal, através de ações de promoção e prevenção a saúde, visitou 27 escolas em maio. A programação incluiu procedimentos de enfermagem, pediatra, fisioterapia, saúde bucal, otorrino, e fonoaudiologia. O programa também abrange a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e oferece para os alunos da instituição atendimentos de neurologista, otorrino e pediatra. As Escolas Municipais Therezinha da Silva Xavier e Aimeé Carreiro Figueiredo serão visitadas pelos profissionais da saúde, nesta quarta e sexta-feira (8 e 10/06), respectivamente.
O Programa Saúde na Comunidade tem a finalidade de oferecer serviços de promoção e assistência a saúde. A equipe do ônibus itinerante trabalha de terça a sexta-feira, das 9h às 14h em vários pontos da cidade e em maio atuou em 16 bairros. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão inseridos clínica médica, saúde bucal com distribuição de kit de escovação, fisioterapia, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe da saúde, que atua na unidade móvel, visita nesta quarta-feira (08) o bairro Carolina (Rua do Trabalho s/nº), na quinta-feira (09), o bairro Vila São Joaquim (Rua Brasília s/nº) e na sexta-feira (10), o Jardim Tropical (Rua Frederico de Castro Pereira, 1340).