O Dia D de imunização contra Poliomielite, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, e direcionada às crianças com cinco anos incompletos foi realizado em vários bairros, com mais de 160 pontos de vacinação. A vacinação contra a paralisia infantil foi estendida até a quarta-feira (22). Sábado também teve início a campanha contra o sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral), para crianças entre um e seis anos incompletos, que segue até 22 de julho. As campanhas são administradas nas unidades com sala de vacina da rede municipal. A segunda etapa contra a Poliomielite ocorrerá no dia 13 de agosto.
A abertura oficial da campanha ocorreu no Centro de Saúde Vasco Barcelos e contou com a presença da coordenadora médica do Programa Saúde na Escola, Denise Conceição R. Costa. “ Esta campanha é fundamental para manter o controle epidemiológico e ausência de casos da doença. A doença ainda existe em alguns países do mundo, mas no Brasil há mais de 20 anos não há registro de casos”, disse. O resultado parcial no município registrou no Dia de D de Vacinação 43.680 doses aplicadas contra Poliomielite e 21.757 contra o Sarampo.
O tempo colaborou e pais /responsáveis aproveitaram para levar os filhos a uma das unidades de saúde e pontos volantes distribuídos pela cidade. A dona de casa, Sara Borges de Santana, 26 anos levou o filho João Vitor Borges do Amaral, de apenas um mês para tomar a dose contra a paralisia infantil. “É meu primeiro filho e além de atenção integral
ele precisa ser imunizado contra todas as doenças possíveis”, enfatizou.
A moradora do Centro, Josefa Helena Lima, 47 anos também aprovou a campanha, principalmente porque a neta, Fabiana Bernardo de Jesus, 4 anos, foi imunizada com as doses da tríplice viral e da Pólio. “Fico sempre atenta às campanhas de vacinação. Esta em especial, porque podemos imunizar as crianças contra quatro doenças”, declarou.