terça-feira, 28 de junho de 2011

Nova Iguaçu realiza etapa municipal para 14ª Conferencia Nacional de Saúde

        Na sexta-feira (1/07), o município de Nova Iguaçu realiza a II Conferência Extraordinária Municipal de Saúde, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, das 9h às 18h. Na plenária serão selecionadas propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual e posteriormente, à 14ª Conferência Nacional de Saúde. Neste ano o tema discutido é “Todos usam SUS! SUS na seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, sob o eixo “ Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para SUS”.

        Entre outros objetivos estabelecidos para a esta edição está o de impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária. “A conferência é uma oportunidade democrática   para o amplo debate sobre o setor de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos.

        O encontro é organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria municipal de Saúde, e presidido pelo Conselho Municipal de Saúde. “Vamos adequar as propostas já definidas na Conferência Municipal de Saúde, realizada em junho de 2010, ao tema proposto para Conferência Nacional”, definiu a vice-presidente do Conselho, Arcelina Caldas.

        Os resultados desta fase municipal serão apresentados na etapa estadual, de onde seguirão as propostas para a fase nacional, que será realizada de 30/11 a 04/12, em Brasília.