terça-feira, 28 de junho de 2011

Nova Iguaçu realiza etapa municipal para 14ª Conferencia Nacional de Saúde

        Na sexta-feira (1/07), o município de Nova Iguaçu realiza a II Conferência Extraordinária Municipal de Saúde, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, das 9h às 18h. Na plenária serão selecionadas propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual e posteriormente, à 14ª Conferência Nacional de Saúde. Neste ano o tema discutido é “Todos usam SUS! SUS na seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, sob o eixo “ Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para SUS”.

        Entre outros objetivos estabelecidos para a esta edição está o de impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária. “A conferência é uma oportunidade democrática   para o amplo debate sobre o setor de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos.

        O encontro é organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria municipal de Saúde, e presidido pelo Conselho Municipal de Saúde. “Vamos adequar as propostas já definidas na Conferência Municipal de Saúde, realizada em junho de 2010, ao tema proposto para Conferência Nacional”, definiu a vice-presidente do Conselho, Arcelina Caldas.

        Os resultados desta fase municipal serão apresentados na etapa estadual, de onde seguirão as propostas para a fase nacional, que será realizada de 30/11 a 04/12, em Brasília.




quarta-feira, 22 de junho de 2011

Unidade Móvel de Saúde nos bairros de Nova Iguaçu

          Na próxima semana a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo do Centro, Cabuçu, Comendador Soares e Km 32. Os atendimentos fazem parte do Programa Saúde na Comunidade e serão oferecidos gratuitamente serviços de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.

Confira a programação:
28/06
Rua Paes Leme, Jardim Bandeirantes (URG Comendador Soares)

29/06
Rua Ismael de Castro s/n em frente ao Campo Esperança, Engenho Pequeno (URG Centro)

30/06 
Rua Plínio de Azevedo Vitral, nº 16 – Mangueira (URG Cabuçu)

1º/07 
Rua Matilde Maria Muzzi, s/nº Parque São Carlos (URG Km 32)




segunda-feira, 20 de junho de 2011

Campanha contra sarampo, rubéola e caxumba segue até 22 de julho


           O Dia D de imunização contra Poliomielite, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, e direcionada às crianças com cinco anos incompletos foi realizado em vários bairros, com mais de 160 pontos de vacinação. A vacinação contra a paralisia infantil foi estendida até a quarta-feira (22). Sábado também teve início a campanha contra o sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral), para crianças entre um e seis anos incompletos, que segue até 22 de julho. As campanhas são administradas nas unidades com sala de vacina da rede municipal. A segunda etapa contra a Poliomielite ocorrerá no dia 13 de agosto. 
 
          A abertura oficial da campanha ocorreu no Centro de Saúde Vasco Barcelos e contou com a presença da coordenadora médica do Programa Saúde na Escola, Denise Conceição R. Costa. “ Esta campanha é fundamental para manter o controle epidemiológico e ausência de casos da doença. A doença ainda existe em alguns países do mundo, mas no Brasil há mais de 20 anos não há registro de casos”, disse. O resultado parcial no município registrou no Dia de D de Vacinação 43.680 doses aplicadas contra Poliomielite e 21.757 contra o Sarampo.

           O tempo colaborou e pais /responsáveis aproveitaram para levar os filhos a uma das unidades de saúde e pontos volantes distribuídos pela cidade. A dona de casa, Sara Borges de Santana, 26 anos levou o filho João Vitor Borges do Amaral, de apenas um mês para tomar a dose contra a paralisia infantil. “É meu primeiro filho e além de atenção integral
ele precisa ser imunizado contra todas as doenças possíveis”, enfatizou.

           A moradora do Centro, Josefa Helena Lima, 47 anos também aprovou a  campanha, principalmente porque a neta, Fabiana Bernardo de Jesus, 4 anos, foi imunizada com as doses da tríplice viral e da Pólio. “Fico sempre atenta às campanhas de vacinação. Esta em especial, porque podemos imunizar as crianças contra quatro doenças”, declarou.




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sábado é dia de Vacinar contra Poliomielite e Sarampo

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realiza simultaneamente as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo neste sábado (18). Serão montados 162 pontos de vacinação que distribuídos por todo município irão funcionar das 8h às 17h.

           Este ano o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação de Seguimento Contra o Sarampo, que ocorrerá juntamente com a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. “A finalidade é vacinar indiscriminadamente todas as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite e as crianças entre um ano e menores de seis anos com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). É importante destacar que todas as crianças devem ser vacinadas, independente das doses anteriores recebidas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos.

           Com o tema “Vacinação infantil. Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças” a meta do Ministério da Saúde é imunizar no Dia D contra a Poliomielite 95% dos menores de cinco anos, o que corresponde a 67.181  crianças no município. Já com a campanha contra o Sarampo, que segue até 22 de julho, a intenção é vacinar com Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) indiscriminadamente a população alvo.

           A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

           A segunda etapa contra a Poliomielite será realizada no dia 13 agosto.
No ano passado foram imunizadas em Nova Iguaçu 55 mil crianças na 1ª etapa da Campanha contra Pólio e 67.887 na segunda.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Agentes de endemia de Nova Iguaçu são capacitados para uso de novo larvicida

           Técnicos da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu participaram da apresentação e do treinamento do novo larvicida Novaluron (CE10%) para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (14) no auditório da secretaria e foi ministrada por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. Na quarta-feira (15), o município vai sediar a mesma exposição e treino para técnicos de Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí.

          Novaluron foi recomendado pela Organização Mundial de Saúde para uso em água potável, o que o qualifica como uma alternativa viável ao controle de larvas do vetor da dengue . O produto também foi avaliado pelo Ministério da Saúde (MS) com relação à eficácia, eficiência e efetividade em condições simuladas e em campo. “Estamos seguindo  orientação do MS e da Secretaria Estadual de Saúde. O novo larvicida será implantado no segundo semestre, a partir do 3º ciclo de trabalho dos agentes de endemias”, informou o coordenador de Vigilância Ambiental do município, Claudio Gomes de Barros.

          O Novaluron (CE 10%), que é líquido, vai substituir o Diflubenzuron (PM25%), um produto em pó. A ação do novo larvicida atua no processo de desenvolvimento da própria larva, impedindo que ela se transforme em mosquito. “O produto não mata imediatamente a larva, esta pode levar de 4 a 5 dias para ser eliminada, 3 dias a menos que outro”, explicou o técnico do estado, Marcelo H. Coutinho.

          O treinamento foi direcionado aos supervisores gerais e de campo, que atuarão como multiplicadores no manejo do inseticida para os agentes de combate de endemia da rede municipal. Para o supervisor, Marcos Arnaldo, o Novarulon é melhor que o Diflubenzuron. “O novo produto é mais concentrado. 1 ml da emulsão diluída trata mil litros de água. É  mais prático e leve de carregar. Por ser líquido também é mais seguro, pois não tem o risco de aspiração do pó, disse.

          Os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde lembraram a importância da participação da população no combate a dengue. “A população já sabe como se adquiri e como se evita a dengue, mas ainda não pratica no dia a dia as ações preventivas para evitar a doença. É importante que a população faça sua parte”, alertou o técnico do estado Jorge C. Querino.Também ministraram o treinamento os técnicos, Paulo César da Rocha Gomes e Edson Colli.




quarta-feira, 8 de junho de 2011

Capacitação contra Pólio

          A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, que trabalham na Unidade Móvel de Saúde, participa de uma capacitação no dia 16 para a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. O treino será ministrado pela enfermeira, Jarnely Ynacio Cyrilo, no auditório da secretaria.  O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, em 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da campanha.




terça-feira, 7 de junho de 2011

Programas de saúde registram mais de treze mil atendimentos em maio

           A Prefeitura de Nova Iguaçu registrou 7.763 atendimentos no Programa Saúde Escolar e 5.903 atendimentos e procedimentos no Programa Saúde na Comunidade, durante o mês de maio. As duas iniciativas fazem parte da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que a primeira é desenvolvida em parceria com a secretaria municipal de educação nas escolas da rede e a outra é realizada nos bairros, através da Unidade Móvel de Saúde.

           A equipe do Programa Saúde na Escola, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes da rede municipal, através de ações de promoção e prevenção a saúde, visitou 27 escolas em maio. A programação incluiu procedimentos de enfermagem, pediatra, fisioterapia, saúde bucal, otorrino, e fonoaudiologia.  O programa também abrange a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e oferece para os alunos da instituição atendimentos de neurologista, otorrino e pediatra.  As Escolas Municipais Therezinha da Silva Xavier e Aimeé Carreiro Figueiredo serão visitadas pelos profissionais da saúde, nesta quarta e sexta-feira (8 e 10/06), respectivamente.
           O Programa Saúde na Comunidade tem a finalidade de oferecer serviços de promoção e assistência a saúde. A equipe do ônibus itinerante trabalha de terça a sexta-feira, das 9h às 14h em vários pontos da cidade e em maio atuou em 16 bairros. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão inseridos clínica médica, saúde bucal com distribuição de kit de escovação, fisioterapia, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe da saúde, que atua na unidade móvel, visita nesta quarta-feira (08) o bairro Carolina (Rua do Trabalho s/nº), na quinta-feira (09), o bairro Vila São Joaquim (Rua Brasília s/nº) e na sexta-feira (10), o Jardim Tropical (Rua Frederico de Castro Pereira, 1340).

sexta-feira, 3 de junho de 2011

II Campanha Contra Osteoporose prossegue em Nova Iguaçu

          Profissionais da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu realizaram a palestra “Tratamento da osteoporose”, para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, detectado através do teste gratuito de ultrasonometria de calcâneo, na Policlínica Geral de Nova Iguaçu. A  iniciativa faz parte da II Campanha Contra Osteoporose, promovida pela prefeitura municipal, que segue até dezembro em várias unidades de saúde da cidade. Na próxima semana (7 a 10 de junho), os exames serão realizados na Unidade Básica de Saúde Santa Eugênia (Rua Morro Agudo, nº 10 - Santa Eugênia), às 9h. A Campanha segue até dezembro.

          A palestra tem o objetivo de instruir sobre as práticas de atividades físicas e alimentares para minimizar a progressão da osteoporose. “Após os exames, as mulheres com diagnóstico positivo participam da palestra e em seguida são encaminhadas para tratamento medicamentoso gratuito com especialistas da rede municipal,“ explicou a enfermeira, Fabíola Zumpichiatti Neves.

          A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea, com aumento do risco de fraturas. O fisioterapeuta e palestrante do evento, Rodrigo Pitú, destacou a importância de manter a resistência dos ossos. “A atividade física é um método potencial para manter e aumentar a densidade mineral óssea e a resistência do osso”, disse.  A dona de casa, Marlene Maria de Oliveira Martins, 55 anos, aprovou as orientações. “Aprendi muitas coisas sobre a doença,como por exemplo, que o exercício físico melhora o equilíbrio do corpo”, declarou.

          A II Campanha Contra Osteoporose é direcionada às mulheres com 55 anos ou mais, no período pós menopausa e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido).

          Confira a programação de JUNHO

          06 a 10 – Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Eugênia / Rua Morro Agudo, nº 10 - Santa Eugênia.

          13 a 17 – ESMUTI ( Espaço Municipal da Terceira Idade) /Rua Luis de Matos, 376 - Bairro da Luz.

          20 a 22 – Programa Saúde da Família ( PSF) Lino Vilela / Rua 15 de Novembro,751 – Carmari.

          27 a 1º de julho - PSF Parque Flora / Av. Duque Estrada Mayer, 3500 - Parque Flora.




Ônibus da saúde prossegue com atendimentos nos bairros

          O Programa Saúde na Comunidade da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Unidade Móvel de Saúde, prossegue gratuitamente nos bairros do município. A equipe do ônibus itinerante atua das 9h às 14h com serviços de promoção e assistência a saúde. Esta semana, o veículo percorre as Unidades Regionais de Governo (URG) de Vila de Cava, Cabuçu e Centro com atendimentos de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde.

Terça-feira (07/06) 
Rua Cesar Sá de Carvalho s/nº, bairro Jardim Ocidental - URG Vila de Cava

Quarta-feira (08/06)
Rua do Trabalho s/nº, bairro Carolina - URG Centro
 
Quinta-feira (09/06)
Rua Brasília s/nº, bairro Vila São Joaquim - URG Cabuçu
 
Sexta-feira (10/06) 
Rua Frederico de Castro Pereira, 1340, bairro Jardim Tropical - URG Centro




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nova Iguaçu comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

          Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a  Prefeitura de Nova Iguaçu participará do evento “Todos contra a Dengue”, no próximo sábado (04/06). O evento, em parceria com o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, acontecerá das 9h às 14h, no Ciep 168 – Hilda da Silveira Rodrigues, na Rua Bragança, bairro Jardim Laranjeiras, em Cabuçu.

          Além de uma caminhada contra a dengue, o evento vai oferecer serviços de saúde, serviços sociais, oficinas de beleza e entretenimento. Uma equipe de agentes de endemia da coordenação municipal de Vigilância em Saúde irá atuar na identificação e orientação de caramujo, identificação e tratamento de roedores, visita domiciliar para identificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti e colocação de tampa de caixa d’água.




quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeitura realiza atendimentos médicos na APAE de Nova Iguaçu

          Em Nova Iguaçu, a neurologia está incluída na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde o médico neurologista é cedido pela prefeitura da cidade, através da secretaria municipal de Saúde. O serviço é direcionado aos alunos e está inserido no Programa Saúde Escolar, que também inclui atendimentos com otorrino e pediatra na própria instituição.


          Um dos objetivos da iniciativa é ampliar a inclusão social. “É importante garantir a plena inserção das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas na sociedade”, explicou a coordenadora do projeto, Luciene Belfort. O presidente da APAE, Wanderley Sabino da Silva, ressaltou a importância do serviço. “O neurologista é fundamental para a manutenção de serviços de atendimentos de saúde para nossa clientela, que incluiu crianças, adolescentes e adultos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania”, disse.

          As consultas com o neurologista, Mario Newton Oliveira de Menezes Souza, iniciaram na APAE no final de abril e ocorrem sempre as quartas-feiras. “Mesmo sendo excepcionais eles crescem e desenvolvem. Com esse atendimento podem ter uma vida melhor e com mais qualidade. A prefeita Sheila Gama tem olhos especiais para a questão da inclusão social e apoio esta iniciativa. O tratamento neurológico é muito importante para acompanhar o desenvolvimento do aluno”, disse.

          A Neurologia trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. O especialista fornece laudo médico, que é necessário para a expedição do passe livre em transporte coletivo e benefício da Previdência Social, além de auxiliar no tratamento do paciente em outras especialidades médicas. A pensionista, Maria Eugenia Bastos Lopes Melo, 72 anos, acompanhou o filho, Samuel Bastos Melo, 48 anos, durante a consulta. “Gostei muito do atendimento. Agora vou poder atualizar o laudo médico do Samuel e continuar recebendo o benefício da previdência”, declarou. A dona de casa, Sidneia Antonio Ancelmo, 47, também ficou satisfeita com o serviço médico, direcionado ao filho, Kauan Antonio Pinto, 5 anos. “O médico é atencioso e detalhista. Pergunta tudo sobre a criança, principalmente o comportamento. O laudo médico irá me ajudar no pedido do Riocard”, disse.

          As doenças dos ouvidos, nariz e garganta são tratadas pela otorrinolaringologista, Denise Conceição Ramos da Costa. Os alunos passam por triagem auditiva, exames de audiometria que tem o objetivo de avaliar o mínino de audição. Após verificar possíveis alterações no sistema auditivo a médica faz a prescrição médica e em determinados casos realiza a lavagem do ouvido para a retirada de rolhas de cera. “As rolhas de cera formam bolas que obstruem o canal e dificultam a audição, impossibilitando que os alunos compreendam ou sejam compreendidos”, concluiu.