A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (18) mais um encontro gratuito de Terapia Comunitária para Terceira Idade. A iniciativa está inserida no Programa de Atenção à Saúde do Idoso, da Atenção Básica de Saúde e é realizada na Policlínica Dom Walmor, centro do município.
A terapia tem o objetivo de partilhar inquietações, angústias e alegrias, através de dinâmicas de grupo. “A finalidade do trabalho é aliviar as tensões diárias e estimular a afetividade e interação social”, explica a terapeuta Dulcilene Araújo Fonseca. Os encontros duram aproximadamente uma hora e meia. A comunicação e socialização nas relações para evitar doenças é destacada pela terapeuta Débora Godinho. “O que não falamos com a boca dissemos com depressão, gastrite, insônia entre outras doenças. Para evitar tais transtornos ressaltamos a importância da fala: Quando a boca cala, os órgãos falam. Quando a boca fala, os órgãos saram”, alerta.
A dona de casa Helena da Silva, 63 anos, que participou do terceiro encontro, aprovou o trabalho desenvolvido. “A terapia ajuda a combater o estresse e encarar os problemas com maior tranquilidade. Os encontros também ajudam a perder o medo de ter iniciativas, incentivam a tirar as idéias do papel para colocá-las em prática. É muito bom”, comentou.
A terapia para terceira idade ocorre quinzenalmente. Em maio, os encontros acontecerão nos dias 6 e 23, a partir das 9h. Os interessados devem se inscrever na Policlínica Dom Walmor, Rua Dom Walmor 234, 5º andar, sala 507. Mais informações através do telefone 2698-2061 (falar com Thaís).