terça-feira, 5 de abril de 2011

Grupo de Diabetes promove qualidade de vida

          Voltou a funcionar na Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, o Grupo de Diabetes, que reúne mensalmente portadores de Diabetes mellitus. A proposta tem a finalidade de discutir temas relacionados à patologia, trocar experiências e oferecer orientações importantes para melhorar a qualidade de vida. O encontro é realizado, através da parceria dos programas Saúde do Idoso e Diabetes, da Atenção Básica, Policlínica Dom Walmor, Centro do município.

          Criado há mais de duas décadas, o grupo retornou as atividades esta semana após um ano e meio de paralisação. “O esforço demonstrado para tornar o fantasma da doença em uma forma compartilhada de conhecimentos, proporcionou ao grupo a criação de laços que vão além do interesse em conhecer a doença. Hoje, constatamos que temos um grupo de pessoas que compartilha, participa e se interessa pelo bem estar de todos, enfim, somos um grupo de amigos”, declarou a assistente social, Rosângela Prata, uma das fundadoras do grupo.
          “Nos encontros destaco a importância da alimentação adequada para os portadores da doença”, disse a nutricionista, Zulma Polifo, que durante as reuniões oferece doces e tortas diet, preparados especialmente para a ocasião. Segundo a pensionista e integrante do grupo, Durvalina Gregório Cardoso, 67 anos, as orientações e temas discutidos colaboram muito para seu bem estar. “Estou muito satisfeita com o retorno do grupo, do qual já faço parte há mais de 20 anos. Essas reuniões melhoram muito a qualidade de vida”, garantiu.

          Para a coordenadora do programa de Atenção à Pessoa Idosa, Beatriz Bessa, as informações e orientação nutricional são importantes para os integrantes do grupo, na maioria são idosos. “Nos dias atuais a incidência da diabetes entre os idosos vem crescendo muito, devido a diversos fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como obesidade, inatividade física e maus hábitos alimentares”, informou

          As inscrições para os interessados em participar os encontros são realizadas às sextas-feiras, das 9h às 16h30min, pelo telefone 2698-2061 (falar com Rosângela).