sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nova Iguaçu participará do Dia Nacional de Mobilização contra a gripe

          A Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá neste sábado, dia 30, diversas atividades culturais e educativas para marcar o Dia Nacional de Mobilização contra a gripe.  Aproveitando as festividades pelo Dia da Baixada, haverá um posto volante na Praça César Henrique Mendes Marotte, no bairro Califórnia, para imunização de idosos com mais de 60 anos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, gestantes e indígenas.

          A meta  é imunizar 80% do público alvo até o dia 13 de maio, quando a ação será encerrada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), todas as unidades equipadas com  sala de vacinação participam da campanha e funcionam a pleno vapor.

          De acordo com o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Lourival Arruda Júnior, o município está preparado para vacinar idosos, grávidas em qualquer fase da gestação e crianças de seis meses a dois anos. A vacina protege contra os vírus que mais circulam nesta época do ano, entre eles  o da influenza A (H1N1), também conhecido como gripe suína.
 
 
 
 

terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitura de Nova Iguaçu combate câncer de colo de útero

          Estratégias de controle do câncer de colo de útero, que consistem na prevenção, detecção precoce e tratamento, estão sendo realizadas por meio do Programa Saúde na Comunidade da Prefeitura de Nova Iguaçu. As ações são desenvolvidas pela equipe médica e de enfermagem do programa, através de palestras, orientações e exames preventivos ginecológicos na unidade móvel de saúde, que percorre os bairros do município desde agosto de 2010. O resultado  é entregue na residência da paciente ou local indicado pela comunidade. Até hoje já foram realizados mais de 400 exames.

          As estratégias de detecção precoce da doença são o rastreamento nas mulheres sadias e o diagnóstico precoce nas mulheres com sinais e sintomas. Ambas as estratégias são possíveis através do exame ginecológico e coleta de exame citopatológico ( Papanicolaou). “O objetivo é identificar lesões iniciais para prevenir e tratar o câncer de colo de útero”, explica a médica, Kátia de Oliveira Conrado.

          A enfermeira Jarnely Inácio destaca a importância do trabalho. “Encaminhamos as pacientes com diagnóstico positivo para outros exames complementares e tratamento. Acompanho essas mulheres para que não haja desistência do tratamento”, disse. Ainda conforme a enfermeira,  os exames também possibilitam a diminuição das doenças sexualmente transmissíveis.

          A aposentada e pensionista, Maria Iara Braga de Araújo, 72 anos, e a neta, Ana Paula Alves do Nascimento, 30, receberam os resultados dos exames e medicamentos em casa. “Gostei muito dessa iniciativa de prevenção e controle do câncer de colo de útero, principalmente porque não precisei sair de casa para saber o diagnóstico do meu exame”, declarou Maria, moradora do bairro Vila Nova.

          Dos  mais de 400 exames realizados, quatro tiveram diagnóstico positivo e as pacientes estão recebendo tratamento e acompanhamento no município. “O Programa Saúde na Comunidade visa garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento de agravos de saúde da mulher, principalmente aquelas que residem em locais de difícil acesso”, afirmou a coordenadora do programa, Luciene Belfort.
 
 
 
 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Terceira idade participa de terapia em Nova Iguaçu

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  promoveu nesta segunda-feira (18) mais um encontro gratuito de Terapia Comunitária para Terceira Idade. A iniciativa está inserida no Programa de Atenção à Saúde do Idoso, da Atenção Básica de Saúde e é realizada na Policlínica Dom Walmor, centro do município.
          A terapia tem o objetivo de partilhar inquietações, angústias e alegrias, através de dinâmicas de grupo. “A finalidade do trabalho é aliviar as tensões diárias e estimular a afetividade e interação social”, explica a terapeuta Dulcilene Araújo Fonseca. Os encontros duram aproximadamente uma hora e meia. A comunicação e socialização nas relações para evitar doenças é destacada pela terapeuta Débora Godinho. “O que não falamos com a boca dissemos com depressão, gastrite, insônia entre outras doenças. Para evitar tais transtornos ressaltamos a importância da fala: Quando a boca cala, os órgãos falam. Quando a boca fala, os órgãos saram”, alerta.
          A dona de casa Helena da Silva, 63 anos, que participou do terceiro encontro, aprovou o trabalho desenvolvido. “A terapia ajuda a combater o estresse e encarar os problemas com maior tranquilidade. Os encontros também ajudam a perder o medo de ter iniciativas, incentivam a tirar as idéias do papel para colocá-las em prática. É muito bom”, comentou.
          A terapia para terceira idade ocorre quinzenalmente. Em maio, os encontros acontecerão nos dias 6 e 23, a partir das 9h. Os interessados devem se inscrever na Policlínica Dom Walmor, Rua Dom Walmor 234, 5º andar, sala 507. Mais informações através do telefone 2698-2061 (falar com Thaís).



Programas Saúde na Comunidade e Saúde Escolar prosseguem

          A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu prossegue com as atividades dos Programas Saúde na Comunidade e Saúde Escolar.  Na próxima semana, as equipes que atendem os estudantes da rede municipal de ensino com procedimentos de saúde bucal,  fisioterapia, enfermagem e audiometria irão atuar nos dias 18, 19 e 20 nas respectivas unidades: Ciep 373 (Brigadeiro Teixeira), no KM 32; Ciep 325 (Astregésilo de Athayde), em Marapicu, e Escola Municipal Dr. José Fróes Machado, no Parque Machado.

          Já a equipe do Programa Saúde na Comunidade, por meio da unidade móvel de saúde, irá atuar com procedimentos de verificação de pressão arterial, glicose e  imunização, exames de audiometria e preventivo, além de cadastramento do Cartão do SUS. No dia 19, as atividades acontecerão próximo à Associação de Moradores do Bairro Amaral, na Estrada do Amaral (próximo ao ponto final de ônibus) em Miguel Couto, e no dia 20, na Rua Joaquim Soares Neto, 1372, Nova América.
 
 
 
 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alunos da E. M. Orlando Mello entram na luta contra a dengue

          Animados e com muita disposição,  100 alunos da Escola Municipal Orlando Melo, no Bairro da Posse, saíram nesta quinta-feira, dia 07,  em passeata, para alertar contra o risco da dengue. O grupo foi acompanhado por uma equipe da Funasa, que junto com os estudantes orientou os moradores sobre os riscos de garrafas, pneus e caixas d´águas descobertas se transformarem  em foco do mosquito Aedes aegypti. Os alunos percorreram a Rua E, onde centenas de famílias vivem em um mutirão. A região é cercada de Rio Botas, que está passando por limpeza.

         Além dos cartazes e panfletos da campanha contra a dengue, os estudantes utilizaram uma outra arma: a música.  Regidos pelo maestro Moisés Caetano, a banda da escola usou os instrumentos para chamar a atenção da comunidade. Eles tocaram a música de combate à dengue composta pelos estudantes e mostraram que Bumbo, Tarol,  Pratos e Surdos também são úteis em momentos de conscientização e não só no Sete de Setembro. Para a diretora da Escola, Dulce Pinheiro, o ato de conscientização teve sabor de dever cumprido.  

          "Achei ótimo participar da caminhada junto com meus colegas. Todo mundo tem que ajudar para que ninguém fique doente", contou Matheus da Silva Souza, 11 anos. Ele toca percussão e está no quinto ano. Aluno do oitavo ano, Patrick Oliveira, 13 anos, acredita que só a conscientização pode ajudar a parar o mosquito. "Ajudei a distribuir os panfletos e fomos bem recebidos pelos moradores. Acho que faria tudo de nosso", contou.  A dona de casa Sônia Silva aprovou o trabalho feito pelas crianças. "Acho bacana que as crianças tenham esse tipo de atitude", comentou.
  
          Para o agente de endemia e supervisor de equipe da Funasa, William Ferreira da Silva, a ação dos estudantes é uma das melhores formas de divulgação. "A ação chamou a atenção da comunidade. Se estas ações não forem feitas, a dengue cai no esquecimento e o mosquito prolifera", explicou, lembrando que ações simples como colocar areia no fundo dos pratinhos de plantas, cobrir as caixas d'águas e depósitos de água podem ajudar no combate

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ônibus da Saúde percorre mais quatro bairros esta semana

          As Unidades Regionais de Governo do Km32, Comendador Soares, Posse e Centro recebem a visita da Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu esta semana. Serão oferecidos serviços de consulta médica, preventivo, imunização, saúde bucal com distribuição de kit de escovação e aplicação de flúor nas crianças, palestra sobre DST/AIDS e cadastro do cartão do SUS.

          Programação
Terça-feira (05/04) – Rua das Ameixeiras, Jardim Palmares – Comendador Soares.
Quarta-feira (06/04) – Praça da Vila São Teodoro, Vila São Teodoro – Posse.
Quinta-feira (07/04) – Praça do Km32, Estrada Rio-São Paulo - Km32.
Sexta-feira (08/04) – Rua Carlos Ribeiro Costa 112 – Prata.

Grupo de Diabetes promove qualidade de vida

          Voltou a funcionar na Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, o Grupo de Diabetes, que reúne mensalmente portadores de Diabetes mellitus. A proposta tem a finalidade de discutir temas relacionados à patologia, trocar experiências e oferecer orientações importantes para melhorar a qualidade de vida. O encontro é realizado, através da parceria dos programas Saúde do Idoso e Diabetes, da Atenção Básica, Policlínica Dom Walmor, Centro do município.

          Criado há mais de duas décadas, o grupo retornou as atividades esta semana após um ano e meio de paralisação. “O esforço demonstrado para tornar o fantasma da doença em uma forma compartilhada de conhecimentos, proporcionou ao grupo a criação de laços que vão além do interesse em conhecer a doença. Hoje, constatamos que temos um grupo de pessoas que compartilha, participa e se interessa pelo bem estar de todos, enfim, somos um grupo de amigos”, declarou a assistente social, Rosângela Prata, uma das fundadoras do grupo.
          “Nos encontros destaco a importância da alimentação adequada para os portadores da doença”, disse a nutricionista, Zulma Polifo, que durante as reuniões oferece doces e tortas diet, preparados especialmente para a ocasião. Segundo a pensionista e integrante do grupo, Durvalina Gregório Cardoso, 67 anos, as orientações e temas discutidos colaboram muito para seu bem estar. “Estou muito satisfeita com o retorno do grupo, do qual já faço parte há mais de 20 anos. Essas reuniões melhoram muito a qualidade de vida”, garantiu.

          Para a coordenadora do programa de Atenção à Pessoa Idosa, Beatriz Bessa, as informações e orientação nutricional são importantes para os integrantes do grupo, na maioria são idosos. “Nos dias atuais a incidência da diabetes entre os idosos vem crescendo muito, devido a diversos fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como obesidade, inatividade física e maus hábitos alimentares”, informou

          As inscrições para os interessados em participar os encontros são realizadas às sextas-feiras, das 9h às 16h30min, pelo telefone 2698-2061 (falar com Rosângela).