segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nova Iguaçu encerra ano com atendimento recorde em saúde bucal

           A prefeita Sheila Gama está comemorando os resultados do Programa de Saúde Bucal desenvolvido pela Secretaria de Saúde durante 2011.Nas unidades de saúde os procedimentos triplicaram. Foram registrados mais de 245 mil em 2011 contra 79 mil em 2010. No Centro de Especialidade Odontológica (CEO) os números aumentaram em 100%. Na Unidade Móvel de Saúde foram contabilizados aproximadamente 11 mil atendimentos nos últimos dez meses. O resultado é reflexo das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil para melhorar a produtividade, através da adequação de recursos materiais e humanos, além de cursos de capacitação direcionados aos profissionais de odontologia.
          Segundo o coordenador do programa, José Luiz da Rocha Santos, para realizar a reestruturação foi necessário investir na qualificação e na conscientização dos profissionais com base em atuação estratégica e metas. “Com o apoio da prefeita Sheila Gama e do secretário de Saúde, Josemar Freire, conseguimos ampliar a produção, redistribuindo as equipes e sensibilizando os profissionais, através de cursos de capacitação e reuniões periódicas. Utilizamos a motivação e o elogio como fonte de estímulos para melhorar o desempenho das equipes”, explicou.
          No CEO, onde são realizados procedimentos de média e alta complexidade, os atendimentos que em 2010 contabilizaram cerca de 10 mil, subiram para 20 mil. O aumento da produção também foi possível com a implantação de uma nova idéia de assistência. A readequação do método de trabalho, evitando desperdício de insumos utilizados nos procedimentos odontológicos. “Adotamos o uso inteligente dos insumos. Para economizar material e tempo, todos os procedimentos possíveis são feitos num único paciente no mesmo dia. Desta forma não ocorre desperdício de luvas, agulhas e anestésicos entre outros itens”, esclareceu a dentista, Fernanda Akemi Kuteken, que atua no programa desde abril de 2009.
          O novo modelo foi aprovado pelos pacientes. A moradora do Bairro Jardim Guandu, Nelma Xavier Pereira, 45 anos, que levou o filho Raphael Xavier Pereira, 15, ao CEO para tratamento de endodontia (canal), elogiou o atendimento. “Estou muito satisfeita, pois não tenho condições de pagar dentista. Pensei que tivesse somente aplicação de flúor, limpeza dos dentes e obturações. Quando soube que tinha tratamento de canal busquei agendamento na unidade de saúde próxima a minha casa e trouxe o menino”, disse.
          Os atendimentos de saúde bucal são oferecidos em 28 unidades de saúde do município e agendados no local solicitado pelo paciente. São realizadas ações de promoção à saúde, proteção específica e limitação de dano, com atendimentos de prevenção, orientações de higiene bucal e escovação, além de procedimentos de obturações e restaurações.
          A equipe do CEO, que fica na Policlínica Dom Walmor (Rua Dom Walmor, nº 234, Centro), realiza serviços de média e alta complexidade nas especialidades de estomatologia, cirurgia bucomaxilar, periodontia e endodontia. No local também são atendidos pacientes especiais classificados com problemas psicomotores, endócrinos, hipertensão e soropositivo. Para receber atendimento o paciente precisa ser encaminhado por uma das unidades de saúde da rede com serviços odontológicos. As consultas também são agendadas.
          Na unidade móvel de saúde, a equipe do Programa de Saúde Bucal, destaca a prevenção. Importância dos dentes na mastigação, digestão e estética, além de higiene são temas abordados, através de palestras. Também é feita aplicação de flúor e distribuição de kit de escovação. A Unidade Móvel de Saúde percorre os bairros do município de terça a sexta-feira