Até sexta-feira (10/01) os visitantes do Espaço Cultural Sylvio Monteiro poderão conhecer a exposição “Doidos por arte, arte do inconsciente”, com peças de artesanato produzidas por pacientes do Programa Saúde Mental de Nova Iguaçu. A amostra é gratuita e está aberta à visitação das 9h às 20h. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e na próxima semana será exposto no Salão do Nova Iguaçu Country Clube.
O coordenador do programa, Michel Pires de Almeida, explica a importância da iniciativa. “Essa é a primeira amostra dos trabalhos das Oficinas do Programa da Saúde Mental e tem a finalidade de promover a integração entre os pacientes e a sociedade. A exposição das peças artesanais, que são produzidas nas oficinas terapêuticas montadas nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do município, também possibilita a divulgação de talentos, esclareceu.
A amostra está montada na sala de exposição do Espaço Cultural e reúne dezenas de quadros, caixas, vasos, tapetes, flores, cordões e bolsas entre outras peças. A estudante Maria Clara de Melo da Silveira, 25 anos, ficou encantada com os trabalhos. “Adorei os quadros. Revelam sensibilidade”, disse.
O Espaço Cultural Sylvio Monteiro fica na Rua Getúlio Vargas, 51, centro.