quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vigilância realiza seminário sobre amamentação


          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (1º) a Semana Mundial de Amamentação com o seminário “Amamentação: uma experiência em 3D”. A data é lembrada desde 1992 em mais de 150 países.

          O evento foi realizado no auditório do Colégio Leopoldo, das 9h às 12h, e direcionado aos profissionais de saúde da rede municipal teve o objetivo de apoiar, promover e proteger o aleitamento materno. O tema da programação destacou a importância de ampliar a comunicação para atingir o maior número de pessoas com informações sobre amamentação e teve como palestrantes a coordenadora de Vigilância de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Roselene de Fátima Semedo, a nutricionista, Thereza Cristina Brites Ribeiro e a enfermeira Derly de Fátima Leite.

      Conforme pesquisadores, a amamentação reduz em dezesseis vezes o risco de morte por diarréia e em três vezes a chance de morrer de pneumonia. Criança que mama no peito também tem menos possibilidade de ter colesterol alto, diabetes e alergias. “Segundo a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, o ideal é que as crianças sejam amamentadas até dois anos de idade, com adição de outros alimentos saudáveis a partir dos seis meses”, explicou Thereza Brites, responsável técnica pelo aleitamento materno da Coordenação de Vigilância de Saúde. Para o enfermeiro, Nielsen Estevão Machado, as discussões apresentadas foram satisfatórias. “Os temas tiveram abordagens de forma clara e bem objetiva. Gostei e tirei algumas dúvidas”, disse.