Cerca de 150 orientadores educacionais da rede municipal de Nova Iguaçu participam nesta segunda-feira (08/08) da palestra “Encontro com a Educação Especial e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi). A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e acontece das 9h às 12h, na I Igreja Batista de Nova Iguaçu, no Centro.
A palestra tem o objetivo de orientar os profissionais da educação a identificar os alunos com transtornos mentais severos e moderados, viabilizando o encaminhamento para o dispositivo mais adequado de tratamento. “É fundamental identificar se o estudante necessita de cuidados intensivos, pertinentes ao perfil do CAPSi Dom Adriano Hipólito ou moderados, que estão relacionados ao Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Michelle Curi.
A coordenadora do CAPSi, Karla França Fonseca e a psiquiatra Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil, Fernanda Evangelista, são as responsáveis pela exposição. “A nossa intenção é que os orientadores educacionais tenham condições de reconhecer e encaminhar os alunos portadores de transtornos mentais severos, como por exemplo, autismo e psicoses graves, entre outros, para receberem acompanhamento clínico no CAPSi e aqueles com transtornos moderados, como déficit de atenção e hiperatividade, para o Serviço de Ambulatório, esclarece Karla.
Tanto o CAPSi como o Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil são direcionados as crianças e adolescentes e estão inseridos no Programa de Saúde Mental do município. O primeiro visa prestar atendimento em regime de atenção diária, promovendo inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, esporte, cultura e lazer. O segundo possui suporte em atendimentos psiquiátricos e psicológicos.
O CAPSi Dom Adriano Hipólito funciona na Rua Benjamim Chambarelli, 124, no bairro K-11( telefone 37737843). O Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil é realizado no PSF Vila Operária, na Rua Nair Dias, 880, em Vila Operária. Ambos atendem de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.