segunda-feira, 16 de maio de 2011

          Iniciou nesta segunda-feira (16) a II Campanha Contra Osteoporose promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da secretaria municipal de Saúde. A iniciativa é direcionada às mulheres com 55 anos ou mais, no período pós menopausa e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). O trabalho segue até dezembro em várias unidades de saúde do município, sempre a partir das 9horas. A campanha consiste na realização gratuita de testes de ultrasonometria de calcâneo, exame que detecta a osteoporose e fornecimento de medicamentos.

          A iniciativa tem o objetivo de evitar a internação por fratura de fêmur. Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso e responsável pela campanha, Beatríz Bessa, as pacientes com diagnóstico positivo são encaminhadas para atendimentos médicos. “Os casos com resultados positivo da doença são encaminhados para os especialistas em ortopedia, ginecologia, geriatria e reumatologia”, explicou.

          A abertura da campanha ocorreu na Policlínica Geral de Nova Iguaçu, na Rua Dom Walmor, 243, Centro, onde os exames serão realizados até a próxima sexta-feira. A dona de casa, Maria Domingues Venturini, 81 anos, aprovou a iniciativa. “Temos que cuidar sempre da saúde e procurar viver com qualidade de vida”, disse. A moradora de Cabuçu, Dalva Muniz dos Santos, 63 anos, que foi a policlínica para uma consulta médica, aproveitou a oportunidade e também fez o teste. “É a primeira fez que faço este exame. Toda iniciativa em prol da saúde é bem vinda”, afirmou.

          O exame de ultrasonometria é simples, indolor, dura aproximadamente 3 minutos, mede a massa óssea através do calcanhar e o resultado sai na hora. O teste também faz diagnóstico de osteopenia (diminuição da densidade mineral dos ossos, precursora da osteoporose).  As mulheres que apresentam este resultado recebem informações e orientações sobre a fase inicial da doença.
          Maria Domingues Venturini, 81 anos, fez o exame e aprovou a iniciativa.
          O teste também faz diagnóstico de osteopenia.