terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde comemora Dia Mundial Sem Tabaco

          O Dia Mundial Sem Tabaco (31/05) foi comemorado pela Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, com o III café da manhã para os ex-fumantes do município, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, nesta terça-feira (31). No local foram realizados exames para detecção da DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica) e avaliação dos resultados.


          O evento teve o objetivo de reunir ex-fumantes, que participaram do Programa de Controle de Tabagismo em períodos diferentes. Segundo a psicóloga, Girleide Fontes, o programa existe no município há cerca de 10 anos. “Comemoramos o dia 31 de maio com muita alegria e sucesso. Mais de seis mil pessoas já passaram pelo programa. Do total de participantes, 5% aproximadamente retornam ao tratamento” disse. A dona de casa, Ibrantina Rodrigues Monteiro, 59 anos, destacou os benefícios que sentiu depois de parar de fumar dois maços de cigarros diariamente. “Deixei o cigarro em janeiro e desde então me sinto melhor a cada dia. Hoje tenho paladar, sinto o cheiro e gosto da comida”, enfatizou.

          O comerciante, Luiz Guilherme Tavares, 54 anos é outro participante que  se sente vitorioso ao deixar o vício com a ajuda do programa. “Sou hipertenso e diabético. Iniciei o tratamento com recomendação médica, pois apresentava pouca resistência física. Estou há 40 dias sem fumar e esta semana consegui subir cinco lances de escada. Estou me sentindo tão bem de saúde, que meu filho resolveu também participar do tratamento e há 20 dias não coloca um cigarro na boca”, declarou.

          Durante o café da manhã foram realizados vários exames para detecção da DPOC. Os testes foram avaliados pela pneumologista da rede municipal de saúde, Maria das Graças Basílio Rios, que também fez encaminhamento conforme alteração diagnosticada. “O cigarro atinge praticamente todos os órgãos, como pulmão, coração, circulação e pode até gerar câncer. Neste sentido, é sempre bom lembrar que, a primeira coisa a ser feita pelos fumantes que possuem problemas de saúde em relação ao tabaco, é parar de fumar”, alertou.

          As inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo ficam abertas durante todo  ano. Os interessados devem se cadastrar, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16 horas, na Policlínica Geral de Nova Iguaçu - Rua Dom Walmor, nº. 234, sala 404, Centro.




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Profissionais da Saúde participam da VI Jornada de Educação Ambiental

         A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, participou da VI Jornada de Educação Ambiental, que ocorreu na Fazenda Atlântica, em Tinguá, na quinta e sexta-feira (26 e 27). A Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA) apresentou os Programas de Vigilância de Qualidade da Água, do Solo e Desastres Naturais, além das ações realizadas pelo setor de Hospedeiros e Reservatórios.

          Reunir experiências da Agenda 21 e Juventude do Brasil e do Mercosul a fim de debater caminhos para o fortalecimento da Agenda 21 nas escolas foi um dos objetivos do evento, que integra o calendário do projeto Cuidando das Águas, desenvolvido pela Onda Verde com o patrocínio da Petrobras. Os programas da vigilância ambiental do município foram expostos no Espaço dos Painéis e reuniu aproximadamente 25 profissionais da saúde. “Nosso trabalho tem a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais relacionados às doenças e outros agravos à saúde. Neste sentido, é fundamental orientar e esclarecer a população, principalmente os jovens, sobre os assuntos relacionados às mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente, explicou o coordenador da CVA, Claudio Gomes de Barros.

          As pessoas que visitaram o espaço da CVA receberam orientações e panfletos ilustrativos de como fazer limpeza e desinfecção de reservatório de água e cuidados com a água para consumo humano. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde uma criança, de até 5 anos,  morre a cada 20 segundos de doenças de origem ou veiculação hídrica no mundo. A qualidade da água é fundamental para saúde”, destacou o responsável pela divisão de fatores de risco não biológico, Araquem Fiuza.

          Foram distribuídos frascos de Hipoclorito de Sódio, que possui ação desinfetante e é capaz de eliminar germes e bactérias presentes nas hortaliças, verduras, legumes e frutas. A universitária Thuane dos Santos Fernandes, 25 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito das orientações e vou fazer bom uso da solução, que acredito ser eficiente para higienizar os alimentos”, disse.

          Como proteger os alimentos na falta de energia elétrica, prevenção de doenças infecciosas respiratórias e tétano acidental estavam inseridos nos temas abordados. Uma maquete mostrou aos visitantes a contaminação do solo, por vazamento de óleo residual de um posto de gasolina e uma exposição de fotos revelou as áreas de risco mapeadas na cidade.

          A exposição do trabalho desenvolvido pelo setor de Hospedeiros e Reservatórios, que inclui a prevenção de doenças causadas por ratos, aranhas, cobras, escorpiões e pombo, chamou a atenção dos visitantes.  “Nosso objetivo é prevenir acidentes por animais peçonhentos. A curiosidade maior das pessoas é sobre as cobras”, informou a agente de endemia, Nery Escobar Chagas. “Aprendi como proceder em casa se encontrar uma cobra”, concluiu a estudante Jaqueline Melo Cintra, 20 anos. A VI Jornada de Educação Ambiental reuniu palestras, debates, apresentações de programas e experiências da Agenda 21 de várias cidades e países da América Latina. Centenas de pessoas participaram do evento, entre elas representantes do poder público, de cidades da Baixada Fluminense, de outros estados e do exterior, além de escolas,
universidades e instituições.




Agenda Unidade Móvel de Saúde

          A Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu percorre as Unidades Regionais de Governo –URG - de Miguel Couto, Posse, Austin e Km 32 na próxima semana. Serão oferecidos serviços de clínica médica, saúde bucal, imunização, verificação de pressão arterial, preventivos e cadastro do Cartão do Sistema Único de Saúde, além de palestras sobre DST/AIDS. Os atendimentos são realizados sempre das 9h às 14h.

31/05 - Rua Araponga, Araponga (Miguel Couto)

01/06 - Rua Angelo Urim, 25, Cerâmica (Posse)
02/06 - Travessa Teixeira, Parque Santo Antônio (Austin)
03/06 - Rua Ponte de Lima s/n, Jardim Europa (Km 32)




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Unidade Móvel de Saúde atende Vila de Cava e Miguel Couto

           A Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu irá percorrer as Unidade Regionais de Governo –URG - de Vila de Cava e Miguel Couto na próxima semana. O atendimento, com foco na prevenção de doenças, é feito através do Programa Saúde na Comunidade. Serão oferecidos serviços de clínica médica, saúde bucal, imunização, verificação de  pressão arterial, preventivos e cadastro do Cartão do Sistema Único de Saúde, além de palestras sobre DST/AIDS. Os atendimentos são realizados sempre das 9h às 14h.
24/05 -  Figueira II
RUA: ADELAIDE MENDES 10, FIGUEIRA II
URG VILA DE CAVA

25/05 –  BARIRI
RUA: MARTINS RIBEIRO – PRÓXIMO AO CIEP BARIRI
URG MIGUEL COUTO

26/05 –  BEIRA LINHA
RUA ATRÁS DO CIEP DA GRAMA – CAMPO DO BEIRA
LINHA,  URG MIGUEL COUTO

27/05 –  VILA MAGALHÃES
RUA GAHE, S/Nº - EM FRENTE À IGREJA SÃO
JORGE /URG MIGUEL COUTO




Profissionais da saúde comemoram semana de enfermagem em Miguel Couto

          Terminou nesta sexta-feira (20) a II Semana de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Luiz Carlos Baptista, em Miguel Couto. O evento,promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu um ciclo de palestras direcionado à população e foi encerrado com a entrega de uma
sala de repouso para a equipe de enfermagem.

          Autoridades, profissionais da saúde e usuários da unidade participaram da cerimônia de encerramento. O secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, foi representado pelo assessor técnico, Silvio Cesar dos Santos Diniz, que destacou o trabalho realizado na unidade, que registra mensalmente aproximadamente 14 mil atendimentos. “A
unidade funciona 24 horas e a direção atua ao lado das equipes com o objetivo de melhorar a qualidade no ambiente de trabalho e no atendimento da população”, disse.
          A técnica de enfermagem, Jane Higino, que trabalha no local há cinco anos, ressaltou a alegria da equipe com a sala de repouso. “Estou muito feliz e orgulhosa de participar do desenvolvimento da unidade, que iniciou com estrutura de ambulatório e hoje atende com emergência. Moro no bairro e minha proximidade com os moradores da comunidade fazem desta unidade minha segunda família”, declarou.
          Também participaram da solenidade a vereadora, Marli Silva Camara Freitas (Professora Marli), o presidente da Cruz Vermelha, filial de Nova Iguaçu e membro do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Coelho, o administrador da unidade, Luciano da Silva e a funcionária, Nair Salim Rocha, que representou os profissionais da secretaria.
          A II Semana de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Luiz Carlos Baptista iniciou na quarta-feira (18) e reuniu palestras sobre Dengue, Hipertensão, Influenza e Colesterol, Planejamento Familiar, Importância do Preventivo e Teste do Pezinho, Menopausa/Andropausa Diabetes e Saúde do Idoso. Também foram realizados verificação de pressão arterial e teste de glicemia.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atenção Primária de Saúde na Semana de Enfermagem

Para comemorar a Semana de Enfermagem, a Secretaria Municipal de Saúde  de Nova Iguaçu e a Universidade Iguaçu (UNIG) organizaram o I Encontro de Enfermagem da Atenção Primária do Município. O evento, realizado na quarta-feira (18) no auditório da universidade, foi direcionado aos profissionais da rede de saúde e alunos da instituição.

Durante o encontro foram abordados temas de relevância na construção das práticas de enfermagem na Atenção Primária de Saúde, enfocando o Programa Saúde na Escola, inserido na Estratégia Saúde da Família. Os desafios da implantação do programa, ações de enfermagem a partir dos instrumentos de informação em saúde da Família e Atenção Básica na atualidade: uma reflexão de seus caminhos e tendências estavam entre os tópicos destacados.

 As palestras foram ministradas pelo o diretor do Departamento da Saúde da Família Municipal e enfermeiro, Marcio de Faria Giammatey de Faria e os enfermeiros, Hugo Pinto e Flávia Marques. O secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos, foi representado no evento pelo superintendente de gestão do município, Marilson Souza.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

II Semana de Enfermagem inicia em Miguel Couto

          As atividades em comemoração a II Semana de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Luiz Carlos Duarte Baptista, em Miguel Couto, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, iniciaram nesta quarta-feira (18). Palestras, café da manhã e exposição de fotos de eventos e melhorias realizadas na unidade fazem parte da programação direcionada à população, que segue até  sexta-feira (20), das 8h às 12h. Uma sala adequada para o descanso dos profissionais de enfermagem será entregue a equipe no encerramento do festejo.

          Dengue, Hipertensão, Influenza e Colesterol foram os temas das palestras de abertura do evento. A enfermeira e uma das palestrantes, Maria do Carmo, garante que a Semana de Enfermagem é aguardada com entusiasmo pela equipe. “Temos prazer em organizar uma programação especial para os usuários e nas palestras destacamos as patologias mais frequentes na comunidade”, disse. Para a dona de casa, Letícia
Severina Anjos da Silva, 45 anos, os temas abordados são  interessantes. “Assisti todas as palestras de hoje e gostei muito. Sempre é bom aprender e tirar dívidas sobre as doenças”, alegou.

          Na quinta-feira (19) serão abordados os temas sobre Planejamento Familiar, Importância do Preventivo e Menopausa/Andropausa e na sexta (20), os tópicos relacionados à Diabetes e Saúde do Idoso. Nesses dias, também serão realizados verificação de pressão arterial e teste de glicemia, além da palestra sobre a importância do teste do pezinho.

         Na sexta, uma sala adequada para o descanso de enfermeiros e técnicos de enfermagem será entregue para a equipe. “O espaço é uma reivindicação dos profissionais e graças ao comprometimento da prefeita, Sheila Gama, do secretário de Saúde, Josemar Freire e empenho de toda equipe da direção da unidade conseguimos construir este ambiente” declarou o administrador do local, Luciano da Silva.

          Cerca de 80 enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham na unidade mista de Miguel Couto. “Esta equipe registra mensalmente cerca de 6 mil procedimentos e atendimentos na unidade”, informou a chefe de
enfermagem, Danielle Correa. 



segunda-feira, 16 de maio de 2011

          Iniciou nesta segunda-feira (16) a II Campanha Contra Osteoporose promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da secretaria municipal de Saúde. A iniciativa é direcionada às mulheres com 55 anos ou mais, no período pós menopausa e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). O trabalho segue até dezembro em várias unidades de saúde do município, sempre a partir das 9horas. A campanha consiste na realização gratuita de testes de ultrasonometria de calcâneo, exame que detecta a osteoporose e fornecimento de medicamentos.

          A iniciativa tem o objetivo de evitar a internação por fratura de fêmur. Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso e responsável pela campanha, Beatríz Bessa, as pacientes com diagnóstico positivo são encaminhadas para atendimentos médicos. “Os casos com resultados positivo da doença são encaminhados para os especialistas em ortopedia, ginecologia, geriatria e reumatologia”, explicou.

          A abertura da campanha ocorreu na Policlínica Geral de Nova Iguaçu, na Rua Dom Walmor, 243, Centro, onde os exames serão realizados até a próxima sexta-feira. A dona de casa, Maria Domingues Venturini, 81 anos, aprovou a iniciativa. “Temos que cuidar sempre da saúde e procurar viver com qualidade de vida”, disse. A moradora de Cabuçu, Dalva Muniz dos Santos, 63 anos, que foi a policlínica para uma consulta médica, aproveitou a oportunidade e também fez o teste. “É a primeira fez que faço este exame. Toda iniciativa em prol da saúde é bem vinda”, afirmou.

          O exame de ultrasonometria é simples, indolor, dura aproximadamente 3 minutos, mede a massa óssea através do calcanhar e o resultado sai na hora. O teste também faz diagnóstico de osteopenia (diminuição da densidade mineral dos ossos, precursora da osteoporose).  As mulheres que apresentam este resultado recebem informações e orientações sobre a fase inicial da doença.
          Maria Domingues Venturini, 81 anos, fez o exame e aprovou a iniciativa.
          O teste também faz diagnóstico de osteopenia.




terça-feira, 3 de maio de 2011

Sede da Prefeitura tem posto de campanha contra a gripe

          A Prefeitura de Nova Iguaçu está reforçando o cerco contra a gripe.  Nesta terça, dia 03, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) instalou um posto volante no prédio da sede para vacinar servidores, idosos e gestantes.  A ação, que teve início às 9h e só foi encerrada às 16h, será promovida também na próxima quinta, quando se espera imunizar outras 200 pessoas.

          O servidor  Mario Lins, foi um dos primeiros a participar da ação. Para ele, a vacinação é fundamental para promover qualidade de vida e divulgar a importância da prevenção de doenças. "Medidas como esta são importantes para conscientizar as pessoas que devem cuidar da saúde. Isto é primordial", disse.

          Vale lembrar que a vacina agora é trivalente , ou seja, protege contra três vírus da gripe. A meta do município é imunizar 80% dos idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos até o dia 13 de maio, quando a mobilização será encerrada. 

          Todas as unidades de saúde que contêm sala de vacinação estão participando da campanha. A Prefeitura de Nova Iguaçu fica na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, no Centro.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sábado foi o ‘dia D’ de Vacinação Contra a Gripe

          No sábado, 30 de abril, dia D da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Nova Iguaçu disponibilizou todas as unidades municipais de saúde. A vacina que esse ano foi reformulada e
agora é trivalente –protege contra três vírus da gripe-  está  disponível para idosos ( com 60 anos e mais), gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores dos serviços de saúde. O balanço parcial da campanha, iniciada no dia 25 de abril, registra mais de 25 mil pessoas imunizadas no município. A vacinação prossegue até o dia 13, nas unidades com salas de vacina, das 8h às 17h.

          Durante o dia D da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu várias atividades no Centro de Saúde Vasco Barcelos. Café da manhã, aulas de Tai Chi Chuam, orientações sobre direitos do idoso,
distribuição de caderneta da saúde do idoso e oficina de pintura para crianças foram oferecidos gratuitamente para o público alvo.
          A programação especial contou com a presença do secretário de Saúde,  Josemar Freire dos Santos, que destacou a importância da campanha. “A vacina é fundamental para a promoção da saúde. Todos os grupos
receberam apenas uma dose única, exceto as crianças menores de dois anos. As crianças nessa faixa etária deverão receber duas meias doses da vacina, com intervalo de 1 mês entre as doses. Por isso, os pais ou
responsáveis devem buscar os postos de vacinação para completar o esquema vacinal”, explicou o secretário.


          A moradora do bairro Três Marias, Lindaiara Maria da Silva, 17 anos,  que levou o filho, Fernando de apenas nove meses, neste sábado no Vasco Barcelos, retornará à unidade de saúde no próximo dia 30. “Acho muito importante vacinar meu bebê e mantenho a caderneta de vacina em dia. Gostei muito da iniciativa do Ministério da Saúde em ampliar os grupos prioritários e inserir crianças nesta campanha”, declarou.
          A gestante, Anne Loraine Muniz, 16 anos, grávida de oito meses, também aprovou a ampliação do público alvo. “A mulher grávida pode apresentar quadros graves de doença respiratória causadas pelo vírus da gripe,
por isso é importante a vacinação. Estou protegendo a mim e meu bebê”, declarou.
          Já a aposentada, Alda da Cunha, 75 anos, participa da campanha contra gripe desde o lançamento. “Fiquei mais resistente a gripe com as vacinas. Quero chegar aos 100 anos com muita saúde. Também procuro me alimentar bem com verduras e frutas e faço hidroginástica”, afirmou.
          Os vereadores Thiago Portela e Jorge Marote também participaram das atividades no Centro de Saúde Vasco Barcelos, um dos postos de vacinação mais procurados pela população.