O Dia Mundial Sem Tabaco (31/05) foi comemorado pela Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, com o III café da manhã para os ex-fumantes do município, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, nesta terça-feira (31). No local foram realizados exames para detecção da DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica) e avaliação dos resultados.
O evento teve o objetivo de reunir ex-fumantes, que participaram do Programa de Controle de Tabagismo em períodos diferentes. Segundo a psicóloga, Girleide Fontes, o programa existe no município há cerca de 10 anos. “Comemoramos o dia 31 de maio com muita alegria e sucesso. Mais de seis mil pessoas já passaram pelo programa. Do total de participantes, 5% aproximadamente retornam ao tratamento” disse. A dona de casa, Ibrantina Rodrigues Monteiro, 59 anos, destacou os benefícios que sentiu depois de parar de fumar dois maços de cigarros diariamente. “Deixei o cigarro em janeiro e desde então me sinto melhor a cada dia. Hoje tenho paladar, sinto o cheiro e gosto da comida”, enfatizou.
O comerciante, Luiz Guilherme Tavares, 54 anos é outro participante que se sente vitorioso ao deixar o vício com a ajuda do programa. “Sou hipertenso e diabético. Iniciei o tratamento com recomendação médica, pois apresentava pouca resistência física. Estou há 40 dias sem fumar e esta semana consegui subir cinco lances de escada. Estou me sentindo tão bem de saúde, que meu filho resolveu também participar do tratamento e há 20 dias não coloca um cigarro na boca”, declarou.
Durante o café da manhã foram realizados vários exames para detecção da DPOC. Os testes foram avaliados pela pneumologista da rede municipal de saúde, Maria das Graças Basílio Rios, que também fez encaminhamento conforme alteração diagnosticada. “O cigarro atinge praticamente todos os órgãos, como pulmão, coração, circulação e pode até gerar câncer. Neste sentido, é sempre bom lembrar que, a primeira coisa a ser feita pelos fumantes que possuem problemas de saúde em relação ao tabaco, é parar de fumar”, alertou.
As inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo ficam abertas durante todo ano. Os interessados devem se cadastrar, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16 horas, na Policlínica Geral de Nova Iguaçu - Rua Dom Walmor, nº. 234, sala 404, Centro.