A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da secretaria municipal de Saúde, tem buscado alternativas para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti e inibir a ameaça da dengue no município. Neste sentido, agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental – CVA – percorreram, na sexta-feira (28/01), pontos estratégicos da cidade e recolheram cerca de 500 pneus velhos. Esta semana, os profissionais irão atuar nas Unidades Regionais de Governo (URG) do Centro, Austin, Vila de Cava e Posse.
O coordenador do CVA, Cláudio Gomes de Barros, explica a importância do recolhimento dos pneus, um dos principais criadouros do mosquito da dengue, além de ser uma ameaça ao meio ambiente. “O pneu tem tempo de duração indeterminada. Quando abandonado em local impróprio, o pneu acumula água limpa e fresca em local escuro, o que contribui para a proliferação do mosquito da dengue”, disse.
O soldador, Ricardo Borges dos Santos, 50 anos, que trabalha próximo a esquina da rua Dr. Barros Junior com Estrada do Iguaçu, no Rancho Novo, um dos pontos visitados pelos agentes do CVA, aprovou o trabalho. “A prefeitura teve uma idéia muito boa, mas vai ter que trabalhar muito, pois as pessoas usam o local para jogar lixo e pneus velhos. Já vi caminhão particular parar aqui e descarregar dezenas de pneus”, afirmou.
O comerciante, Vilson Gomes de Moura, 36 anos, também aprovou a iniciativa. “A Prefeitura está fazendo a parte dela, que é recolher o lixo e agora os pneus. A população de um modo geral precisa ter mais educação e não jogar lixo, animais mortos, pneus e outros objetos onde bem entende. Eu canso de me aborrecer com vários cidadãos que jogam esses materiais aqui”, disse Vilson, que reside na Estrada D, na Posse, outro ponto estratégico visitado.
Os pneus recolhidos foram levados para o CVA, onde serão borrifados com inseticida e posteriormente encaminhados para empresa especializada em reciclagem. Os donos de borracharias que tiverem pneus velhos para serem reciclados devem agendar o recolhimento do material, através do disque dengue 26682300.