Em primeiro de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população do mundo está ficando cada vez mais velha e por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Com o objetivo de refletir a respeito da situação do idoso e melhorar a qualidade de vida da terceira idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) comemora a data promovendo várias atividades gratuitas, que iniciam na quinta-feira (30/09) e seguem durante o mês de outubro.
Na quinta-feira, profissionais da Semus participam da Festa da Primavera dos Idosos, ministrando palestras sobre as doenças mais freqüente em idosos, como por exemplo, pneumonia, diabetes e Alzeheimer. O evento, organizado pelo ESMULTI (Espaço Municipal da Terceira Idade), será realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro), das 9h às 12h.
Do dia 4 a 29 de outubro acontece a segunda etapa da Campanha Contra a Osteoporose. A nova fase acontece das 9h às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Cabuçu ( 4 a 8), Nova Brasília (11 a 15), Jardim Jasmim ( 18 a 22) e na Policlínica Dom Walmor( 25 a 29). Os atendimentos, feitos pela Atenção Básica, são direcionados às mulheres com mais de 55 anos, menopausadas e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). O exame que detecta a doença será realizado, através do teste de ultrasonometria de calcâneo. As idosas com diagnóstico positivo garantem consultas agendadas com médicos da rede para início do tratamento.
A Atenção Básica também realiza, nos dias 7 e 8 , rodas de Terapia Comunitária para a Terceira Idade. As atividades serão desenvolvidas pela a agente comunitária de saúde, Dulcilene Araújo Fonseca, no auditório da Policlínica Dom Walmor (Rua Dom Walmor, 234, 5 º andar – Centro), às 9 horas. A terapia é direcionada às pessoas idosas e tem o objetivo de colaborar no controle das emoções, ansiedade e estresse dos participantes.
Nos dias 6 e 20 serão realizadas palestras com temas sobre os direitos da pessoa idosa para os estudantes da Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu. A coordenação da Unidade Mista de Saúde de Miguel Couto (Rua Digomar Simões e Souza, 50 – Miguel Couto) realiza no dia 15, às 8 horas, um ciclo de palestras com temas voltados para a saúde do idoso.
O Espaço Cultural Sylvio Monteiro é palco da peça “Aurora da Minha Vida”, com integrantes idosos do município, e da palestra “DST- AIDS na Terceira Idade”, no dia 20. As ações acontecem das 9h às 12h e são coordenadas pela secretaria adjunta de Vigilância em Saúde. No dia 26, serão desenvolvidades exercícios de alongamento e tai chi chuam, na Praça Rui Barbosa, Centro da cidade, às 9h.
Para participar das atividades, basta comparecer aos locais, exceto nas palestras da escola municipal e na Terapia Comunitária para Terceira Idade. As palestras são direcionadas apenas para os alunos. A participação na roda de terapia exige inscrição prévia, que termina quinta-feira (30/09) e pode ser feita pelo telefone 2698-2061,das 9h às 12h.