quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Atividades sobre idoso seguem até o fim de outubro

          Segue até o final de outubro a programação especial, referente ao Dia Internacional do Idoso (1 º de outubro), promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu. As atividades são gratuitas e tem o objetivo de conscientizar e refletir sobre a situação do idoso, além de buscar melhorar a qualidade de vida da terceira idade.
          Na sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Unidade Mista de Saúde de Miguel Couto, realiza um ciclo de palestra com temas voltados para saúde. As apresentações iniciam às 8h , na própria unidade mista, que fica na Rua Digomar Simões e Souza, nº 50, em Miguel Couto.
          No dia 20, a peça “Aurora da Minha Vida” estará em cartaz no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro). O espetáculo conta com atores idosos do município. No mesmo local, também será realizada a palestra “DST- AIDS na Terceira Idade”. Os eventos acontecerão das 9h às 12h.
          Ainda no dia 20, alunos da Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu terão uma aula especial. Uma equipe da Atenção Básica fará uma palestra, seguida de debate  sobre os direitos da pessoas idosa. No dia 26, a terceira idade também poderá fazer exercícios de alongamento e tai chi chuam, na Praça Rui Barbosa, Centro. As atividades serão iniciadas às 9h. 


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prefeitura promove palestras para idosos em Jardim Ocidental

          Para comemorar o Dia Internacional do Idoso - 1º de outubro -, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo várias atividades gratuitas durante este mês. Nesta quarta-feira (06), duas palestras e um café da manhã foram oferecidos na Unidade Básica de Saúde Chico Mendes, em Jardim Ocidental. Na agenda desta semana estão inseridas as rodas de Terapia Comunitária para Terceira Idade, que acontecem na quinta e sexta-feira (07 e 08), às 9h, no auditório da Policlínica Geral de Nova Iguaçu , no Centro.

          Uma das apresentações, organizada pela secretaria adjunta de Atenção Básica, destacou os direitos do idoso. “É importante divulgar, orientar e tirar dúvidas sobre os direitos conquistados no Estatuto do Idoso, para as pessoas da terceira idade e seus familiares”, explicou a palestrante e coordenadora do Programa municipal de Atenção a Saúde do Idoso, Beatriz Bessa.

          A segunda palestra, administrada pelo enfermeiro da unidade de saúde, Alexandre Martins Crespo, abordou o envelhecimento, cuidado e recomendações úteis na vida diária do idoso. “Os idosos devem receber cuidados de qualidade com o mesmo apoio dos demais indivíduos, sem discriminação pela idade”, lembrou.

          A pensionista, Maria Salete Batista Ramalho, 72 anos, participou das palestras e ficou satisfeita com as orientações. “Gostei muito das exposições. Para mim um dos maiores desrespeito são feitos pelos motoristas de ônibus. Outro dia, ouvi um deles dizer que o idoso deve ser o último a entrar no coletivo. Isto é um absurdo”, relatou.

          A idosa estava acompanhada da irmã, a aposentada, Jandira Vieira Batista, 90 anos, que deu dicas de longevidade. “Caminho todos os dias. Não faço dieta, mas como pouco e procuro me alimentar com frutas, legumes e verduras. Meu jantar é substituído por lanche, com leite ou chá e biscoitos. Não me aborreço nunca, pois na vida tudo passa”, declarou. 


 

Dia da Criança é antecipado no Rancho Fundo


          O Dia da Criança - 12 de outubro - foi antecipado na Unidade Básica de Saúde Rancho Fundo, em Nova Iguaçu, nesta terça-feira (05). Mais de 60 crianças participaram da programação especial preparada pelos profissionais da rede municipal de saúde, que atuam na unidade.
          Personagens do mundo infantil, teatro, confecção de máscaras e pinturas foram algumas atrações da festa. A criançada se divertiu com as presenças da boneca Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, e do Drº Toing, que de forma interativa conseguiram atrair a atenção da platéia e arrancar boas gargalhadas. O evento também contou com orientações de saúde bucal e distribuição de kit de escovação e brinquedos.  
          Para repor as energias, após muita brincadeira, nada melhor do que uma variedade de guloseimas. Cachorro quente, pipoca, doces, refrigerante e um delicioso bolo completaram a comemoração. “Fiquei surpresa com a festa. Minhas filhas, Daniela, (5 anos) e Geovana (2), adoraram a brincadeira”, disse a moradora do bairro Monte Castelo, Amanda Josino Monteiro, 29 anos, que esteve na unidade para uma consulta.
          A iniciativa da comemoração é dos profissionais de saúde da unidade. “Este é o segundo ano consecutivo que promovemos o evento, que conta com a colaboração de toda equipe”, disse a agente comunitária de saúde, Ana Cristina Barbosa Reis.
          “O dia da criança é uma boa oportunidade para integrar as pessoas e promover alegria para a garotada e adultos”, declara o pediatra, Vitor Emanuel dos Santos Elias, um dos precursores da ação.
          A mesma opinião é dividida pela enfermeira, Tereza Cristina Almeida da Silva, que se “transformou” na boneca de pano.  “Afinal, todo mundo tem um pouco de criança dentro de si”, finaliza.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Enfermeiros recebem capacitação para imunizar contra meningite e pneumonia

As vacinas Meningocócica C e Anti-pneumocóccica 10 Valente passam a integrar o calendário nacional de imunização 
 

         Cerca de cem enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu participaram, nesta quinta-feira (30/09), da capacitação sobre as vacinas Meningocócica C e Anti-pneumocóccica 10 Valente, que passam a integrar o calendário nacional de imunização para crianças menores de dois anos, no mês de outubro. A Anti-pneumocóccica combate a bactéria pneumococco, responsável pela meningite, sinusite, pneumonia, inflamação no ouvido, entre outras doenças. A Meningocócica C combate a meningite bacteriana. As vacinas, direcionadas às crianças de até dois anos de idade, serão disponibilizadas para as Unidades Básicas de Saúde do município, que possuem salas de vacina, a partir de segunda-feira (04/10).

         A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil liberou inicialmente para o município, 20 mil doses das vacinas, sendo 50% da Meningocócica C. O treinamento foi coordenado pela secretaria adjunta de Vigilância em Saúde e abordou, entre outros temas, contra indicações, conservação e qualidade, uso simultâneo com outras vacinas e as recomendações do Ministério da Saúde quanto às doses em cada faixa etária da criança até os dois anos. “O treino teve o objetivo de garantir que as vacinas sejam aplicadas de forma correta. Também é importante que o profissional de saúde monitore a qualidade das vacinas nas unidades e oriente corretamente os responsáveis das crianças”, disse o enfermeiro e responsável pela capacitação, Ricardo Ferreira.

          Segundo Ricardo, as vacinas, que antes eram administradas somente na rede privada, irão beneficiar e muito as crianças na prevenção de meningite e pneumonia. “O Sistema Único de Saúde deu mais passo na prevenção de doenças. É importante lembrar para população que as vacinas farão parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e ficarão permanentes nas unidades básicas de saúde. Não se trata de campanha e sim de vacinação de rotina”, lembrou.

          Conforme a técnica de enfermagem, Ana Maria Santos, a capacitação ajudou a esclarecer várias dúvidas. “As vacinas são aplicadas no vasto lateral da coxa. Com as explicações, me sinto pronta para aplicar essas novas vacinas com mais segurança”, disse. Para a enfermeira, Tereza Cristina Almeida da Silva, o profissional da saúde terá que ter mais atenção ao verificar o cartão de vacina da criança. “Agora o cartão vacinal conta com 13 vacinas para a proteção contra 19 doenças”, destacou.


Veja abaixo o novo calendário básico de vacina


Vacina contra Tuberculose – BCG
Vacina contra Hepatite B
Vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche - DTP
Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e infecções por
Haemophilus influenzae tipo B - DTP+Hib
Vacina contra Difteria e Tétano - DT
Vacina contra infecções por Haemophilus influenzae tipo B - Hib
Vacina contra Polimielite
Vacina contra Rotavírus
Vacina contra a Febre Amarela
Vacina contra a Caxumba, Rubéola e Sarampo - Tríplice viral
Vacina contra a gripe – Influenza Vacina contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia - Vacina Pneumocócica
Vacina contra doença meningocócica – Meningocócica C

Saúde faz exames nos detentos da 52ª DP de Nova Iguaçu


           A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) prossegue com as ações de prevenção e promoção a saúde na 52ª Delegacia de Polícia do município, retomadas em agosto. Nesta quinta-feira (30/09), equipes da Atenção Básica realizaram a coleta de sangue para detectar patologias e DST/AIDS.  A iniciativa, que faz parte do Projeto Carceragem Cidadã, ocorre sempre às quintas-feiras, das 8h às 12h e reúnem, entre outros serviços, testes de glicemia, consultas médicas, imunização, medicamentos e palestras sobre várias doenças. Na próxima semana iniciam os atendimentos de saúde bucal.  
           Segundo o secretário adjunto da Atenção Básica, Jefferson Abbud, os exames marcam uma nova fase das ações de saúde. “Com o diagnóstico poderemos tratar e acompanhar algumas patologias dos presos”, explicou.  Com o resultado dos exames será possível verificar a incidência de doenças como Sífilis, Hepatite B e C, HIV e ainda traçar perfil lipídico e glicêmico dos detentos.  “A intenção é coletar sangue de todos os presos, que atualmente chega a quase 400, até o final de outubro”, completou Jefferson.  Os resultados das coletas desta semana ficam prontos em oito dias.   
           Para o M.N.C. , 35 anos, preso há cinco anos, a rotina da carceragem mudou desde que a Semus começou a promover as ações de saúde.  “A nossa vida melhorou quase 100%. A primeira coisa que a gente contraía aqui era doença de pele. Era subumano. Hoje a situação está muito melhor”, disse.  Enquanto J.L.V., 22 anos, destaca a importância dos serviços de saúde na prevenção de enfermidades. “Vivemos em um ambiente fechado, propenso a doenças. Não temos acesso a estes serviços com facilidade. Estas ações são muito importantes”, afirmou.


Dia Internacional do Idoso é comemorado com atividades em Nova Iguaçu

          Em primeiro de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população do mundo está ficando cada vez mais velha e por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Com o objetivo de refletir a respeito da situação do idoso e melhorar a qualidade de vida da terceira idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) comemora a data promovendo várias atividades gratuitas, que iniciam na quinta-feira (30/09) e seguem durante o mês de outubro.

          Na quinta-feira, profissionais da Semus participam da Festa da Primavera dos Idosos, ministrando palestras sobre as doenças mais freqüente em idosos, como por exemplo, pneumonia, diabetes e Alzeheimer. O evento, organizado pelo ESMULTI (Espaço Municipal da Terceira Idade), será realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro), das 9h às 12h.

          Do dia 4 a 29 de outubro acontece a segunda etapa da Campanha Contra a Osteoporose. A nova fase acontece das 9h às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Cabuçu ( 4  a 8), Nova Brasília (11 a 15), Jardim Jasmim ( 18 a 22) e na Policlínica Dom Walmor( 25 a 29). Os atendimentos, feitos pela Atenção Básica, são direcionados às mulheres com mais de 55 anos, menopausadas e/ou histerectomizadas (que tiveram útero removido). O exame que detecta a doença será realizado, através do teste de ultrasonometria de calcâneo. As idosas com diagnóstico positivo garantem consultas agendadas com médicos da rede para início do tratamento.

          A Atenção Básica também realiza, nos dias 7 e 8 , rodas de Terapia Comunitária para a Terceira Idade. As atividades serão desenvolvidas pela a agente comunitária de saúde, Dulcilene Araújo Fonseca, no auditório da Policlínica Dom Walmor (Rua Dom Walmor, 234, 5 º andar – Centro), às 9 horas. A terapia é direcionada às pessoas idosas e tem o objetivo de colaborar no controle das emoções, ansiedade e estresse dos participantes.  

          Nos dias  6 e 20  serão realizadas palestras com temas sobre os direitos da pessoa idosa para os estudantes da Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu. A coordenação da Unidade Mista de Saúde de Miguel Couto (Rua Digomar Simões e Souza, 50 – Miguel Couto) realiza no dia 15, às 8 horas, um ciclo de palestras com temas voltados para a saúde do idoso. 

          O Espaço Cultural Sylvio Monteiro é palco da peça “Aurora da Minha Vida”, com integrantes idosos do município, e da palestra “DST- AIDS na Terceira Idade”, no dia 20. As ações acontecem das 9h às 12h e são coordenadas  pela secretaria adjunta de Vigilância em Saúde. No dia 26,  serão desenvolvidades exercícios de alongamento e tai chi chuam, na Praça Rui Barbosa, Centro da cidade, às 9h.

          Para participar das atividades, basta comparecer aos locais, exceto nas palestras da escola municipal  e na Terapia Comunitária para Terceira Idade. As palestras são direcionadas apenas para os alunos. A participação na roda de terapia exige inscrição prévia, que termina quinta-feira (30/09) e pode ser feita pelo telefone 2698-2061,das 9h às 12h.