sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Agenda Unidade Móvel 27 a 29 dezembro

          A equipe da Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu realiza atendimentos de clínica médica, saúde bucal, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde. Os serviços são oferecidos de terça a sexta-feira, das 9h às 14h nos bairros do município. A iniciativa é desenvolvida através do Programa Municipal Saúde na Comunidade.

Confira a Agenda
27/12 - Três Fontes – Rua Vanda Pereira, s/n -URG Austin
28/12 - Jardim Canaã – Rua Leopoldo Rodrigues, 305 - URG Comendador Soares
29/12 - Jardim União Rua Joana, s/n – URG Cabuçu


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

UBS Jardim Jasmim promove integração com moradores

          A equipe da Unidade Básica de Saúde Jardim Jasmim, em Jardim Jasmim, promoveu uma ação de integração com espírito natalino para os moradores da região nesta quinta-feira (22). Durante todo o dia foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, atualização do cartão de vacina, verificação de pressão arterial e fator RH, além de palestras sobre gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, Lei Maria da Penha e Direitos Fundamentais.

          Segundo a coordenadora da unidade, Ednilza Alves Figueiredo, é fundamental a interação entre os profissionais da saúde e os moradores. “O objetivo da equipe é servir a comunidade, resgatar a alta estima dos usuários e promover a qualidade de vida”, explicou.

          Para a enfermeira Érika Soares de S. Flores, os temas abordados nas palestras auxiliam na construção e fortalecimento do vínculo entre o posto de saúde e a comunidade. “A intenção é interferir na realidade, principalmente dos jovens e suas famílias, de forma preventiva, interagindo e informando sobre diversos assuntos”, disse.

          As crianças se divertiram com pula pula e se deliciaram com picolés, cachorros-quente, refrigerantes e doces. A dona de casa, Lúcia dos Santos Marinho, 30 anos que participou da iniciativa aprovou a ação. “Eventos como este unem a comunidade e mostram um caminho para melhorar a vida dos moradores”, declarou.
 
 
 
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto Samuzinho: Não aos trotes

          A Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está promovendo o projeto Samuzinho. A ação, direcionada aos alunos da rede municipal, tem a finalidade de mostrar o que é o atendimento do SAMU e impedir trotes, ou seja, ligações inúteis para 192. A aula inaugural foi realizada esta semana na E.M. Monteiro Lobato.



          A iniciativa está inserida no Programa Saúde Escolar e será implantada nas escolas municipais no início do próximo ano letivo.  O Projeto Samuzinho está alertando sobre os prejuízos provocados pelo trotes. “Levantamentos realizados pelo SAMU 192 Baixada mostram que das 19 mil chamadas recebidas mensalmente, 40% são de falsos pedidos. O serviço é acionado por ligação gratuita, o que facilita o trote”, explica o coordenador do SAMU, Dr. Taurion Ortis Lelis.



          Com o Samuzinho, equipes visitarão as escolas para informar aos alunos sobre a importância do atendimento, enfocando que enquanto uma equipe se desloca para um falso chamado, alguém com um problema grave fica sem atendimento e pode até morrer. O trabalho é desenvolvido em duas etapas. Primeiro os técnicos explicam o que é o SAMU, em linguagem acessível à criança, os riscos dos trotes e acidentes domésticos, além de noções de primeiros socorros. Na segunda etapa os estudantes visitam uma ambulância para conhecerem os equipamentos usados na prestação de socorro.


          O SAMUZINHO é um trabalho realizado pelo SAMU, subordinado a Secretaria Adjunta de Urgência e Emergência de Nova Iguaçu e é coordenado pelo socorrista, José Antonio de Jesus. “ Nossa intenção é promover a educação continuada em saúde, transformando as crianças em multiplicadores de informação “,declara a secretária adjunta, Dra Luciene Belfort.



          Cerca de 120 crianças participaram da aula de apresentação do Samuzinho na Escola Municipal Monteiro Lobato.  O estudante Daniel de Oliveira Garcia, 13 anos ficou surpreso com o trabalho das equipes do SAMU. “Muito legal o trabalho deles, não conhecia o funcionamento do SAMU. Eu nunca passei trote, mas conheço quem já fez isso”, disse. 




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Programa DST/Aids promove confraternização natalina

          A equipe do Programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Nova Iguaçu, que atua no Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos, promoveu esta semana  uma confraternização natalina para os pacientes. O encontro teve o objetivo de, integrar o grupo, proporcionar um momento de troca de experiência, além de festejar a vida e o Natal.


          Em clima de muita alegria e diversão foram sorteados brindes e distribuídos guloseimas e refrigerantes. A equipe do programa transmitiu uma mensagem de acolhimento e perseverança. “È importante que os pacientes compreendam que a vida é mais forte que Aids”, destacou a enfermeira, Kátia Cristina Santos Santana.

          A equipe do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos acompanha o tratamento de pacientes adultos. “Temos cerca de 700 pacientes cadastrados no programa. O serviço funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 17h e a medicação é gratuita”, ressalta o administrador do Centro, Marcos G. de Barros. O Centro de Saúde fica na Avenida Bernardino de Melo, 1895, Centro.




Nova Iguaçu intensifica combate a dengue no Km 32

          A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Nova Iguaçu intensificou as atividades de combate a dengue, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura do Rio, no Km 32, na terça feira (13).  Foram visitados e tratados 923 imóveis, recolhidos 897 pneus, instaladas 185 capas de caixa d’água e distribuídos 2500 panfletos com orientações da campanha “10 minutos contra dengue”.

          Cerca de 70 agentes de vigilância em saúde de Nova Iguaçu participaram da iniciativa. A ação em conjunto teve a finalidade de inspecionar a área que fica na divisa do município com a cidade do Rio de Janeiro. “Percorremos os quarteirões que ficam nos limites com o Rio. Este trabalho reforça a integração entre as esferas de governo e os setores da saúde”, afirmou o responsável pela Coordenação de Vigilância Ambiental do município, Claudio Gomes de Barros.  

          Além de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, os profissionais mobilizaram a população, dando orientações sobre o combate à dengue, na Praça do Km 32. A dona de casa, Maria Cristina dos Santos, 39 anos, aprovou o trabalho da equipe da saúde. “Sabemos que a dengue pode levar a morte. Este tipo de ação lembra a população, que é fundamental que cada cidadão faça sua parte, identificando e eliminando no próprio lar os possíveis criadouros do mosquito”, declarou.



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ação de combate a dengue no Km 32

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, realiza nesta terça-feira (13/12), no Km 32, ações de mobilização e comunicação para disseminar informações à população sobre como manter o ambiente livre do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa, intitulada “Cinturão de Bloqueio, é desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura do Rio.  

O trabalho, gerenciado pela equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA) da cidade, acontece das 8h às 14h e alia visitas domiciliares e pendências nos quarteirões, que fazem limites com o município do Rio. “Os agentes de endemia irão identificar e tratar os locais com possíveis focos do mosquito, atuar na coleta de pneus e colocar capas de caixa d’água”, explica o responsável da CVA, Claudio G. de Barros.          

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Agenda unidade móvel de Saúde

          Na próxima semana a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu visita as Unidades Regionais de Governo (URGs) da Posse, Cabuçu e Comendador Soares. A iniciativa é desenvolvida através do Programa Saúde na Comunidade e incluem atendimentos de clínica médica, saúde bucal, imunização, preventivo, verificação de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde. Os atendimentos são realizados de terça a sexta-feira, das 9h às 14h.

13/12 Estrada Velha São José, s/nº - Cerâmica - URG Posse

14/12 Avenida Santa Cruz, s/nº - Linha Velha - URG Cabuçu

15/12 Rua Plínio Azevedo, s/nº - Jardim Palmares - URG Comendador Soares

16/12 Rua Nilópolis, s/nº - Campo Alegre - URG Cabuçu




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Agenda Unidade Móvel de Saúde

          A Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu percorre esta semana as Unidades Regionais de Governo (URG) de Vila de Cava, Posse, Comendador Soares e Cabuçu. Os serviços fazem parte do Programa Saúde na Comunidade e são oferecidos gratuitamente atendimentos de clínica médica, saúde bucal, fisioterapia, imunização, preventivo, aferição de pressão arterial, palestra sobre DST/AIDS e cadastramento do Cartão Único de Saúde. 

            Confira a programação:

06/12 - Rua Amaro Eduardo s/nº - Vila Iguaçuana – URG Vila de Cava.
07/12 - Rua Dona Lisa s/nº - Grajaú – URG Posse.
08/12 -Rua Utramar – Praça Nazaré/ Jardim Nazaré – URG Comendador Soares.
09/12 - Rua Ana Costa s/nº - Jardim Marta – URG Cabuçu.

Nova Iguaçu lembra o Dia de Luta Contra Aids

          O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi celebrado  pela coordenação do Programa DST/AIDS  da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu e pela equipe da Unidade Móvel de Saúde do município, na quinta-feira (01) . Durante toda manhã, palestras sobre o tema e distribuição de preservativos masculinos foram os destaques na Praça Rui Barbosa e no Bairro Juriti. A equipe do Serviço de Atendimento às Pessoas que vivem com HIV/ Aids do Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos irá comemorar a data com os usuários, no dia 13.
          Os profissionais da Unidade Móvel de Saúde intensificaram as ações na Rua Curti, bairro Juriti. Segundo o educador em saúde, Eugênio Ibiapino, a doença aumentou entre os jovens. “Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde a Aids cresceu entre os adolescentes. É importante que os pais rompam com o preconceito e conversem com os filhos na pré-adolescência sobre relação sexual. A prevenção deve ser dialogada em casa, pois os jovens iniciam a prática sexual cedo e de forma irresponsável, ou seja sem camisinha. Isto é muito grave”, explicou.
          O cabeleireiro, Gilmar Freitas, 51 anos, assistiu à palestra apresentada pelo educador no bairro Juriti e aprovou a iniciativa. “Gostei muito das orientações. Tenho um filho de 14 anos e vou repassar para ele as informações que adquiri”, afirmou.